26 de mai. de 2009

Filme Amadeus



“Amado e abençoado por Deus!” Esta é uma das palavras ditas por Antônio Salieri ao se referir ao jovem prodígio musical Wolgang Amadeus Mozart.

Também, compositor operístico italino, Oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria, Salieri desejou arduamente os talentos musicais de Mozart e, por vezes, alimentava em sua mente a morte do jovem. Este impressionante filme “Amadeus”, ganhador de oito Oscares, dirigido por Milos Forman, revela, com exímio, a curiosa vida de um dos maiores compositores clássicos, expondo as dificuldades financeiras que o talentoso pianista enfrentou, além de sua vida festeira.Também mostra o ódio do compositor italino por Mozart.


Logo no início do longa metragem, Salieri, internado em uma instituição psquiátrica, confessa a um padre todo o seu ódio por Mozart e seus pensamentos em exterminá-lo. Para ilustrar sua insatisfação e raiva a Wolgang, Antônio executa várias de suas composições ao piano. Contudo, o jovem padre não reconhece nenhuma. Salieri, então, executa uma obra famosíssima. O padre logo reconhece a melodia e se arrisca a cantarolar junto. No entanto, esta peça não era de composição de Salieri, e sim de Mozart. Todos, até os mais jovens conheciam as obras de Mozart, mas ninguém conhecia as peças de Antônio Salieri. Esta era a sua revolta. Salieri viveu indignado em ver que Deus havia dotado um jovem, às vezes “mulherengo”, por um dos tons mais belos da terra.

O filme revela uma excelente fotografia, expressando um clima pouco nostálgico de época. Este torn-se um currículo para os amantes da música erudita.
Wellerson

25 de mai. de 2009

BMW Vermelho (Curta)



Sinopse:

Sob a direção de Reinaldo Pinheiro e Edú Ramos, o curta metragem brasileiro BMW Vermelho relata o caos que se tornou a vida de um simples operário, que ganhou um veículo de luxo, em uma promoção de um jornal. Desempregado e morador de uma favela, na cidade de São Paulo, Odilon (Otávio Augusto) ganha um BMW vermelho, zero quilômetro, em um concurso. No entanto, este grandioso presente transformar-se em um imenso empecilho em sua vida, que já não era tão fácil. Segundo regras do concurso, o premiado não poderia vender o carro antes de dois anos. Odilon não podia arcar com todas as despesas do automóvel como, seguro, manutenção e até mesmo, a gasolina. O carro foi entregue, ao operário, sem o combustível. Contudo, todos na favela querem ouvir o barulho do motor. Assim, Odilon faz uma “vaquinha” e, cada morador dispõe de cinqüenta centavos para a compra do combustível. Todavia, Odilon fica frustrado ao ligar o veículo, pois este espera ouvir um forte ronco do motor, característica esta que não pertence ao BMW. Com as despesas apertando seu bolso, o operário, pai de três filhos, resolve vender seu humilde lar e passa a morar no BMW. O mais curioso é que Odilon e, ninguém de sua família sabe dirigir.
Wellerson

18 de mai. de 2009

O Melhor da Música Sacra

Grandes concertos da Música Sacra

Com imagens belíssimas dos interiores adornados da Igreja de Santo Inácio e da Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, ambas em Roma, emolduradas pelas obras sacras de Wolgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, a editora Planeta DeAgostini, lança sua a primeira edição da coleção “O Melhor da Música Sacra”. Os primeiros DVD’s revelam todo o fascínio que o Réquiem de Mozart exerce sobre o público e, as peças eternizadas do virtuose organista Sebastian Bach. A editora está reunindo os grandes concertos da música sacra em fascículos e DVD’s, dispondo-os nas bancas de jornal e, assinatura Online.

Sob a regência de Tamás Pál, o Coral e a Orquestra Sinfônica do Festival de Páscoa executam, com exímio talento, o misterioso Réquiem K626, de um dos maiores compositores clássicos, considerado, ainda na infância, como um prodígio pianista. Infelizmente, Mozart não pode finalizar sua obra-prima. Contudo, todo o seu talento e identidade permaneceram imortais nos mais suaves movimentos e arpejos dessa peça. Além desse harmonioso exército vocal e instrumental, a obra foi interpretada pelos solistas soprano Cecília Gasdia, o tenor Mário Malagnini, o baixo Ernesto Morillo e a mezzo-soprano Manuela Custer.

Para transmitir toda a grandeza das composições de Bach um seleto time foi escolhido. Assim, temos o tenor José Carreras e o pianista Christopher Giorgilli e, em um suave solo ao violoncelo surge Mstilav Rostropovich. O time instrumental se completa com a Orquestra Sinfônica do Festival de Páscoa e a Orquestra Benedetto Marcello. Ainda marcam presença o Coral da Capella Giulia da Basílica de São Pedro e o Coral da Academia Filarmônica Romana. Todos esses esquadrões musicais foram regidos pelos maestros David Giménez, Pablo Colino e Vito Clemente. Entre as peças de Bach estão Ecce Panis Angelorum e Magnificat BWV 243. Johann Sebastian Bach nasceu a 21 de março de 1685, em uma família tradicional de músicos, na Alemanha e, ascendeu aos altos cargos musical, ainda, muito jovem. É um dos mais importantes compositores do período Barroco da música.

Em sua próxima edição está a obra “La Ressurrezione”, de Georg Friedrich Handel. Essa coleção, com certeza, será inesquecível para os amantes da música erudita.
Wellerson

12 de mai. de 2009

Dia do Enfermeiro



12 DE MAIO

Parabéns a estas pessoas que sempre estendem suas mãos aos necessitados;
E que dedicam horas na manutenção da vida.

"Enfermagem; a arte do cuidar"

11 de mai. de 2009

Igreja Presbiteriana do Brasil em Chácara

Inaugurada a primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, no município de Chácara/MG, no último final de semana. Entre as programações desenvolvidas estava a distribuição de informativos religiosos, em caminhada, pelos logradouros da cidade, ocorrido às 17h e, um culto ao ar livre, à noite. O evento ainda contou com a presença do quarteto de vozes masculinas “Mensageiros da Paz”. A igreja chacarense ficará sob a administração da 7ª Igreja Presbiteriana, sediada em Juiz de Fora, no bairro Monte Castelo. Chácara situa-se na microrregião de Juiz de Fora, a uma altitude de 800m, tendo uma população aproximada de 2.613 habitantes (IBGE - censo de 2004).
Wellerson

4 de mai. de 2009

O Misterioso Rèquiem de Amadeus

Termo oriundo do latim “requiem aeternam dona eis”, que significa “dai-lhes o repouso eterno”, o Rèquiem de Amadeus Wolfgang Mozart é uma de suas obras mais surpreendentes, envolta em um mistério viciante.

Nascido em Salzburgo, na Áustria, a 27 de janeiro de 1756, Mozart foi considerado uma criança prodígio, compondo pequenos minuetos e sonatas desde os cinco anos de idade e, considerado Konzertmeister - mestre de concerto - em 1772. É o compositor clássico mais lembrado em dias atuais. Dentre sua vasta obra, as mais lembradas são as Óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” (já mencionada neste blog), “A Clemência de Tito” e o “Rèquiem” .

Entende-se como Rèquiem uma missa composta, especialmente, para um funeral. É inserida, na música, passagens bíblicas e orações para uma entrada dos mortos no céu. Segundo a história, um misterioso rapaz, de identidade desconhecida, encomendou uma missa fúnebre a Mozart, entregando-lhe uma carta. Este jovem perguntou se Mozart estaria disposto a compor um Rèquiem, por que preço, e por quanto tempo levaria para concluir tal obra. Contudo, tal mistério foi revelado, posteriormente, pela História. O Rèquiem foi encomendado pelo Conde Walsegg–Stuppach, em memória de sua esposa. Foi o seu advogado, Dr. Johann Sortschan, que apareceu a Mozart encomendando a missa. Esse Rèquiem não consta registrado no catálogo de obras de Mozart, pois ele só inscrevia as peças, em sua lista, depois de acabadas, algo que o grande compositor clássico não o fez. Mozart faleceu no dia 05 de dezembro de 1791, em Viena, antes que pudesse concluir esta missa.

Em Ré Menor (K.626, o Rèquiem foi composto para quatro solistas (soprano, soprano alto, tenor e baixo) e para um coral com as mesmas vozes. Mozart deixou partes da orquestração e vozes para contraltos incompletas. Seu discípulo musical Franz Xaver Süssmayr completou grandes trechos da obra. No entanto, essa obra sofreu alterações ao longo do tempo, por demais maestros, como Richard Strauss e Bruno Walter, versão esta mais executada pelas orquestras da atualidade.

Sequência das Melodias do Rèquiem:

1.Introitus
1.1.Requiem
1.2.Kyrie

2.Sequentia
2.1.Dies irae
2.3.Tuba mirum
2.4.Rex tremendae
2.5.Recordare
2.6.Confutatis
2.7.Lacrimosa

3.Offertorium
3.1.Domine Jesu Christe
3.2.Hostias
3.3.Sanctus
3.4.Benedictus
3.5.Agnus Dei

4.Communio
4.1.Lux aeterna


Wellerson


Fonte: Acervo da Bibioteca Murilo Mendes (Juiz de Fora/MG), www.infonet.com.br/mozart; musicaclassica.folha.com.br, www.geocities.com/Vienna

A Arte da Interpretação

Emocionar o público necessita talento

Rimos e choramos, ficamos surpresos, assustados, apreensivos e, por vezes, inquietos, assentados na platéia, diante de uma peça teatral. Ora gritamos, ora silenciamos. Tudo faz parte do espetáculo. Ao passarmos pelas portas de um Teatro entramos em um outro mundo. Um mundo fascinante que encanta. Emocionar o público necessita talento.
Para aqueles que pensam que o teatro é algo simples e fácil de ser realizado, enganam-se. É preciso ter conhecimento, domínio da técnica e acima - acima de tudo - talento. Gostar de teatro não basta. É preciso viver o teatro. Senti-lo na alma. Senti-lo correr nas veias. Não é fácil incorporar um outro ser. Emocionar o público necessita talento.
O ator trabalha sempre com a imaginação pró-ativa, exteriorizada, dando vida à personagem. As circunstâncias são imaginadas com veracidade e conhecer os motivos das cenas é fundamental. Emocionar o público necessita talento.
O palco precisa ser o mais real possível, sem a contribuição de recursos tecnológicos como, os efeitos especiais, cortes e edições, usados pelo cinema, influenciando, desse modo, a interpretação do ator. Este se esvazia de si mesmo, deixando de lado suas ideologias e seus dogmas, para expressar uma personagem que se encontra longe de sua realidade. Emocionar o público necessita talento.
Alguns já nascem com o talento aflorando sobre a pele. Este é capaz de imitar, com exímio, o nascer de uma flor. Contudo, outros, necessitam de estudos profundos para uma inserção completa nesse mundo que, ao mesmo tempo, é tão real e surreal. Assim, emocionar o público necessita talento.
Horas, dias, meses, e até mesmo, anos são dispensados na dedicação de uma única obra teatral. O teatro torna-se uma família. Unida. Assim como na música, em que a harmonia precisa reinar entre os músicos de uma orquestra, essa harmonia precisa estar presente nos bastidores do teatro. Uma sinfonia entre os atores. Acordes na interpretação. Expressões como “pianíssimos e mezzofortes” no rosto de cada ator, em cada gesto e movimento. O ator estuda os textos e seus contextos como um músico estuda sua partitura, envolto em sustenidos e bemóis. Emocionar o público, definitivamente, necessita talento.
Wellerson

"A Música é a ciência que pode nos fazer rir, chorar e dançar" Guilhaume de Machaut"