16 de jul. de 2009

Antonio Lucio Vivaldi - O Prete Rosso

As obras de Antonio Lucio Vivaldi são abordadas na 3ª edição da Coleção O Melhor da Música Sacra, da editora Planeta DeAgostini. Este DVD apresenta as obras Gloria RV 589, o Magnificat RV 610 e Longe Mala Umbrae Terrores RV 640.

Compositor do estilo barroco, Antonio Lucio Vivaldi, ou mais lembrado como Antonio Vivaldi, nasceu em Veneza, a 4 de março de 1678. Seu pai foi um barbeiro e, também, músico de exímio talento. Este tocava violino e deu as primeiras instruções musicais ao filho Vivaldi. Em 1703, Antonio Lucio tornou-se padre, conhecido em sua época, como prete rosso – padre vermelho – devido às cabeleiras vermelhas. Faleceu em Viena, 28 de julho de 1741 sem dinheiro algum.

Harry Potter teve pré-estreia à meia-noite em Juiz de Fora

A pré-estreia do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, à meia-noite, movimentou o Independência Shopping, na última terça-feira, 14, em Juiz de Fora.

Apesar da hora já avançada, vários adolescentes e crianças, acompanhadas por seus pais, compareceram à pré-estreia do mais novo filme da série do bruxo Harry Potter, deixando lotadas as duas salas de projeção, destinadas à exibição do longa metragem. Esta produção é baseada no livro de número seis, da autora Joanne Kathleen Rowling.

Enquanto o filme não começava, em meio à euforia, os jovens trocavam críticas, elogios e suposições quanto às produções anteriores e possíveis contradições com os livros da série. Em certo momento uma chuva de pipocas surgiu do lado mais alto do cinema, além dos bombons “voadores”.

O filme começou às 00h17 e, diferentemente dos outros filmes da saga do jovem bruxo, este apresentou-se de forma mais cômica, despertando risadas de toda a platéia em várias cenas.

Além da magia e a luta pelo poder, o longa abordou as transformações, as conquistas e as decepções amorosas, comuns na adolescência. O filme terminou às 02h20 sem que os adolescentes apresentassem sinais de sono ou cansaço.
Wellerson Cassimiro

Um Inverno florido

14 de jul. de 2009

A Sexta Sinfonia de Beethoven em destaque

Royal Philharmonic Orchestra

A análise sistemática da Sexta Sinfonia, também chamada “A Pastoral”, de Ludwig Van Beethoven é o assunto principal do terceiro volume da coleção lançada pela Royal Philharmonic Orchestra (Orquestra Filarmônica Real).

A coleção é composta por um CD e por um pequeno livro biográfico que revela, com riquezas de detalhes, fatos que marcaram a vida dos maiores compositores clássicos. As edições, ainda, contêm fotografias como, por exemplo, a foto de 1925 da casa de Mozart, em Salzburgo; e reproduções de telas de pintores famosos como, a pintura a carvão de Beethoven, de Max Wurff; a imagem de Mozart e Constanza durante lua-de-mel, de Hugo Schubert e, o retrato de Chopin, de Eugéné Delacroix, de 1838. As edições anteriores são dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart (Vol.I) e Frédéric Chopin (Vol. II).
Wellerson

Carmina Burana • • Carl Orff

"Perfeição de movimentos"

Conduzidos pelo maestro Seiji Ozawa, o Coral Shin-Yu Kai e a Saito Kinen Orchestra realizaram, na noite de 31 de dezembro de 1989, um belíssimo concerto na cidade de Berlim, Alemanha.

O coral misto, constituído por homens e mulheres, interpretou a cantata Carmina Burana, peça do compositor, maestro e professor alemão Carl Orff, nascido em Munique, a 10 de julho de 1895. Esta obra é considerada por alguns estudiosos da música erudita como sendo uma das obras-mestres do século XX. O concerto, ainda, contou com a presença da soprano Kathleen Battle, o tenor Frank Lopardo e do barítono Thomas Allen.

Além da regência impecável de Ozawa, que realizou movimentos, ora suaves, ora agressivos e, por vezes, expressões faciais e gestos curiosos; deu-se destaque a excelente interpretação de Kathleen Battle que pareceu, realmente, vivenciar cada verso cantado. Outro fato inusitado foi a utilização simultânea de dois pianos de cauda. A correta execução do tempo das pausas também chama a atenção como, por exemplo, as pausas semibreves e semínimas pontuadas.

Todo esse espetáculo pode ser conferido no DVD “Orff – Carmina Burana”, produzido pela Cami Video em parceria com a Universal Music Company.

Wellerson.