27 de abr. de 2010

Centro de Juiz de Fora


Vista do bairro Santa Tereza

Intrata • • J.S.Bach

AO ESTILO BARROCO




Com o andamento em allegretto, a obra Intrata, do compositor barroco Johann Sebastian Bach, caracteriza-se como um excelente exercício para se ganhar velocidade. Seu primeiro compasso em anacruse já revela a expressão de intensidade forte, perdurando até o nono compasso. No compasso seguinte, surge a expressão piano. A velocidade das notas em ambas as claves (Sol e Fá) é mantida, o que requer do pianista um domínio da técnica. E, a posição correta dos dedos é imprescindível, pois a há um número elevado de compassos com troca de dedos. O organista alemão trabalha em escala crescente e decrescente.

Após executar dois compassos sob a intensidade piano, o virtuose organista encerra a peça em dois compassos sob a expressão forte, em escala decrescente, além de trabalhar com intervalos na execução de ambas as mãos. Ora, a mão direita. Ora, a esquerda. E, finalizando as duas mãos executam juntas. No décimo oitavo compasso, Bach substitui a clave de Fá pela clave de Sol. A nota primeira nota, desta sequência que, seria ré passa a ser si. Johann Sebastian Bach retorna à clave inicial, Fá, ao final do vigésimo compasso. Wellerson Cassimiro

16 de abr. de 2010

O verdadeiro pianista tem o domínio das expressões de intensidade. Se não, é apenas mais um.

Hinário em Pauta - Vencendo vem Jesus

Esta conhecida e apreciada obra é atribuída ao compositor John William Steffe. Contudo, tem sua autoria muito discutida. Parece ter sido uma canção de trabalho que, chegou a ser o "Battle Hymn” cantado pelos soldados durante a Guerra Civil.

Foi desse modo, que Julia Ward Howe a ouviu em 1861 no Estado de Virginia, Estados Unidos. A pedido do Rev. James Clark, Julia Ward escreveu o poema intitulado “Battle Hymn of Republic” que, além de sua função circunstancial, inspirou vários poetas cristãos a escreverem sobre a vitória de Jesus, usando a música tradicional desta obra. A melodia é universal, sendo executada tanto em concertos corais e orquestras, em igrejas protestantes como, também, na igreja católica.

O que difere de um local para o outro são os poemas utilizados. Em alguns hinários, das igrejas evangélicas, o poema apresentado é de autoria do Rev. José Augusto dos Santos e Silva. Sua estrutura melódica tradicional segue em ritmo de marcha constante, desde o início da obra até ao final. No entanto, facilmente, podemos alterar seu andamento. O estilo mais apreciado, em especial, nas reuniões de jovens é o estilo pop-rock. Um solo de guitarra pode ser usado como introdução da peça, seguindo para um clímax explosivo, culminando nos arranjos eletrônicos de teclado.

6 de abr. de 2010

A vida no campo

Melodia de Forte Contraste • Robert Lowry



A outra obra musical que analiso é de autoria de Robert Lowry (1874), “Christ Arose”, na tradução de Ricardo Pitrowisky, “Morto e Ressurreto”. De todas as músicas dos diversos hinários como, “Salmos e Hinos” e “Aleluias”, considero esta o melhor exemplo de uma perfeita união entre a estrutura melódica e o texto. Amiúde, o hino revela um forte contraste entre as três estrofes e o coro que, contam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Cada estrofe que cita a morte é executada em registro grave, em andamento largo. Pode soar estranho, mas, o clima sugerido por Lowry é de um funeral – quase um réquiem. As mínimas surgem como as primeiras e últimas notas de cada verso das estrofes, que indicam dois tempos de duração no compasso quaternário.


No entanto, o coro, que apresenta a ressurreição, é executado em um ritmo crescente, resultando em um clima festivo. As notas colcheias pontuadas e semicolcheias se estendem por todos os compassos deste trecho. A voz do contralto se une à voz do soprano. Semelhantemente, acontece com o baixo que, inicia o coro na mesma altura que o tenor. Cada voz segue sua altura na metade do segundo compasso. E, não há notas de silêncio para as vozes do soprano e contralto. Já para as vozes masculinas, elas aparecem nos últimos compassos do refrão.

Quanto à execução das notas para introduzir o canto, é preciso ter cautela. Caso o músico comece pelos últimos compassos do coro, é imprescindível o movimento de rallentando – explícito - para que o canto não inicie no mesmo ritmo deste. Esta obra é ideal para a formação coral e piano; ou, órgão e coral. Nesta última formação, os pedais bem trabalhados e, ágeis, potencializam a transformação do clima sombrio para um clima de alegria. Esta peça está incluída no hinário “Novo Cântico”, da Igreja Presbiteriana do Brasil, número 274. Wellerson Cassimiro