31 de mar. de 2013

Hino Ressurgiu - Christ Arose

De Bach a Robert Lowry: Músicas sacras para a Páscoa Depois do “Oratório de Páscoa BWV249” e as “Paixões BWV244 / BWV 245”, de Johann Sebastian Bach, o hino “Ressurgiu" (Morto e Ressurreto HNC nº274) é a música sacra mais executada no dia de Páscoa. Melodicamente, este hino representa, com exímia expressão, a morte, ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo aos céus. Ideal para o canto coral, esta peça hinística foi escrita pelo norte-americano Robert Lowry (1874) e, é baseado nos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João. Perfeito exemplo da união de texto e música, o hino revela um forte contraste em sua estrutura melódica, semelhante às obras barrocas. Cada estrofe - parte escura da música - que conta a morte de Jesus é executada em registro grave, resultando em um clima sombrio. O refrão, entretanto, - parte clara - é executado em allegro, resultando em um clima festivo. Essa passagem dos registros graves para os registros agudos representa a ressurreição, a mudança de estado de Cristo, da morte para a vida. E, independente do instrumento, para ressaltar a transição do clima fúnebre para uma atmosfera de alegria, pode-se executar as notas graves, do início do coro de modo bem denso. Wellerson Cassimiro

26 de mar. de 2013

Concerto de Harpa e Orquestra de Câmara

Da Revolução Francesa ao Impressionismo Villa-Lobos, Grieg, Debussy e Guerra-Peixe foram alguns dos compositores que tiveram suas obras interpretadas no concerto de Harpa e Orquestra, realizado ontem à noite (25), no Teatro Pró-Música, em Juiz de Fora (MG). Sob a regência de Nerisa Aldrighi, a Orquestra de Câmara Pró-Música executou a “Suite Holberg”, de Edward Grieg (1843-1907), e “Pavante Pour une Enfant Défunte”, do impressionista Maurice Ravel (1875-1937). A harpista convidada, Vanja Ferreira (RJ), acompanhou a orquestra no segundo momento do concerto, interpretando obras do também impressionista Claude Debussy (1862-1918) e a “Ária em Estilo Clássico”, do compositor francês Marcel Grandjany (1891-1975), composta originalmente para harpa e órgão. Mesmo com a forte chuva que caiu antes da apresentação, o Teatro Pró-Música ficou lotado. E, aplaudida de pé, a orquestra encerrou o concerto com a peça “Mourão”, de Guerra-Peixe. Wellerson Cassimiro.

5 de mar. de 2013

05 de Março - Dia Nacional da Música Clássica

Comemora-se nesta terça-feira (05), o Dia Nacional da Música Clássica, também, data do nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Na verdade, não foi uma coincidência. Esta comemoração foi criada por iniciativa do Grupo VivaMúsica! que, a partir do ano de 2005, realizou uma consulta nacional aos profissionais eruditos, sugerindo três datas para a criação do Dia Nacional da Música Clássica. Dados do site VivaMúsica! revela que as três opções foram as datas de aniversários dos seguintes compositores: Antônio Carlos Gomes, Villa-Lobos e José Maurício Nunes Garcia. No entanto, a data de nascimento de Villa-Lobos, venceu com ampla maioria dos votos. Heitor Villa-Lobos ficou mais conhecido como um revolucionário que provocou um rompimento com a música acadêmica brasileira. Ele é o principal responsável pela descoberta de uma linguagem musical peculiar. Em suas obras há a presença de elementos das canções folclóricas, populares, indígenas e sons da fauna e flora nacional. As viagens que fez pelo interior do país influenciaram suas composições. Entre elas, destacam-se: "Bachianas Brasileiras", "Cair da Tarde", "Evocação", "Quadrilha", "Xangô", "Miudinho", "Remeiro do São Francisco", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental" e o famoso "Trenzinho Caipira". Heitor Villa-Lobos é considerado o maior representante da música modernista no Brasil e suas obras revelam o verdadeiro espírito nacionalista. Wellerson Cassimiro

3 de mar. de 2013

Johann Bernhard Bach - o primo pouco lembrado

Pouco lembrado em festivais de música barroca e tão pouco mencionado em livros de música erudita, no entanto, não menos importante e produtivo, Johann Bernhard Bach foi um exímio compositor alemão, e primo de segundo grau do virtuose organista Johann Sebastian Bach. A família Bach é conhecida por ser uma dinastia de talentosos músicos e compositores. Até mesmo, a ovelha negra da família, Wilhelm Friedemann Bach, tem o seu merecido reconhecimento, através das obras “Fantasia para cravo em C menor”, as “Danças alemãs para cravo em sol menor” e a peça “Cravo Suite em Sol menor”. Bernhard nasceu em Erfurt, a 23 de maio de 1676, e recebeu as primeiras aulas de música de seu pai, Johann Aegidus Bach, violinista, organista e diretor da orquestra da Corte. Em 1695, aos 19 anos, o jovem assumiu o cargo de organista em Erfurt. Não obstante, em 1703, período de transição do barroco para o classicismo, Bernhard substituiu Johann Christoph Friedrich Bach como, organista em Eisenach, e também como cravista na orquestra da Corte. O início do século XVII marca a popularização do pianoforte, mais tarde conhecido como piano, e o desuso do cravo para os acompanhamentos da execução do baixo contínuo. Quanto às suas composições, infelizmente, boa parte se perderam. Contudo, de suas peças mais célebres, sobreviveram as quatro suites orquestrais, que revelam todo o potencial de composição do primo do “Pai da Música”. Desta obra, destaco a surpreendente Suite nº2, que se apresenta menos densa e de leves contrastes, além de revelar uma espécie de afastamento da tradicional arte barroca do claro e o do escuro. Wellerson Cassimiro.