A convergência de mídias já é uma realidade e, o jornalismo, em especial, ganhou inúmeras vertentes com o advento da internet e seu fácil acesso. Todos os dias, novos desafios emergem diante do fato a ser noticiado no meio digital. Desse modo, ser multifacetado, saber interagir com os diversos veículos comunicacionais, é uma exigência do mercado de trabalho. Preocupado com alguns recursos utilizados na web pelo jornalismo, Ricardo Castilhos Gomes Amaral fez uma exímia análise dos infográficos usados neste campo. Os infográficos, amiúde, acompanham os textos. No seu artigo “Limites dos Infográficos Jornalísticos na Web”, Ricardo Gomes analisa estes recursos, sua aplicação pelos meios de comunicação e sua eficiência de emitir a mensagem.
Amaral relata quatro gerações de infográficos. São eles: de primeira e segunda geração, com semelhanças entre si. Os de primeira geração: infos com uma linguagem linear. Estes se assemelham aos gráficos ilustrados. Já os de segunda geração fazem uso de links e animação. E, os infogrfáficos de terceira e quarta geração.
Os infos da terceira geração são melhor exemplificados, como newsgames e webinfográficos, onde o principal fator é a multimidialidade. Ou seja, interação com o público. Confude-se um pouco com seus semelhantes: a reportagem multimídia. Nos infos da quarta geração, surgem infográficos elaborados em Base de Dados com personalização do conteúdo. Ricardo Gomes ainda cita o sistema arbóreo, onde todas as gerações de infográficos são colocadas sob uma mesma linha, similar, e os produtos semelhantes são distribuídos em galhos, como uma árvore.
Wellerson Cassimiro
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