30 de jan. de 2011

Hino Esperando em Deus

HARMONIZADO POR BACH, HINO REVELA CENÁRIO HÓSTIL AOS PROTESTANTES

Muitos compositores eruditos, como Félix Mendelssohn e Wolgang Amadeus Mozart, contribuíram para a formação musical da nova igreja que surgiu como resultado da Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. E o virtuose organista Johann Sebastian Bach, compositor mais lembrado do período barroco, foi um deles.

Composta pelo músico francês e teórico musical do Renascimento, Louys Bourgeois, para o Saltério de Genebra, em 1551, a obra “Freu' Dich Sehr o Meine Seele” - “Esperando em Deus”, do Hinário Novo Cântico ( HNC – Nº118) – passou pelas mãos do organista alemão que, ao final de sua vida foi acometido por uma cegueira.

Bach harmonizou este hino para a inclusão na Cantata nº39, escrita para o primeiro domingo após a Trindade, em 1732, e utiliza textos de Isaías 58.7-8 e Hebreus 13.16. Intitulada “Tragam para os famintos o seu pão”, a peça revela o cenário hóstil de Salzburgo. Os protestantes eram, severamente, perseguidos e muitos deles se refugiaram nas igrejas reformadas. A versão adotada pela Igreja Presbiteriana do Brasil possui quatro estrofes, sem refrão e, apresenta uma estrutura melódica simples.

No entanto, quanto às vozes do baixo, tenor e contralto, a música revela pequenos trechos que necessitam de certa atenção por parte do instrumentista. Ao longo da obra, surgem seis fermatas atribuídas às notas de um tempo, ainda no meio dos versos, o que pode confundir o músico e o coro, caso o tempo não seja seguido. O organista J.S. Bach forneceu um infindável repertório musical para o serviço da igreja como, oratórios, paixões, missas, motetos, prelúdios corais, árias religiosas e cantatas. O poema de “Esperando em Deus”(HNC), baseado em Salmos 42, foi metrificado por Manoel da Silveira Porto Filho. Wellerson Cassimiro.

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