As obras do Prete Russo reunidas em seis CD's
Gloria (RV589), Moteto In Furore (RV626) e o Concerto para dois trompetes (RV537) são algumas das magníficas obras barrocas que estão na coleção “Best Vivaldi 100, lançado pela gravadora EMI. O box, com seis CD's, apresenta um seleto repertório do violinista Antonio Lucio Vivaldi, mais conhecido em seu tempo como “prete russo”.
Nascido em Veneza, 4 de março de 1678, o padre de cabelos vermelhos foi o primogênito dos sete filhos do casal Gionanni Battista Vivaldi, também violinista, e Camila Calicchio. Ordenado padre em 1703, ficou impedido de celebrar a missa em decorrência de uma doença crônica. Foi nomeado mestre de violino do "Ospedalle della Pietà", uma instituição veneziana que acolhia crianças órfãs, famosa por seu conservatório musical.
Grandes nomes do canto lírico participaram das gravações. Entre eles, os contratenores David Daniels e Derek Lee Ragin, a mezzo-soprano Vivica Genaux e a soprano Patrizia Ciofi. O conjunto orquestral é excelente. Sob a regência de Christopher Warren-Green, os cantores foram acompanhados pela London Orchestra. O dilema desta coleção é a dificuldade em escolher qual é o melhor CD. É impossível ouvir somente um.Wellerson Cassimiro
Um comentário:
Esta Coleção é de surpreender até mesmo aqueles que já são ouvintes deste belo compositor.
Postar um comentário