A obra completa para piano
Simplesmente expressiva. Estas palavras representam o exímio talento da pianista Mitsuko Uchida que, recentemente, gravou oito CD's, da obra completa para piano do compositor vienense Franz Schubert. E, sem exageros ouso dizer que, Uchida, realmente, humilha nestas gravações. Os críticos mais radiciais, alegam que Mitsuko é a que melhor interpreta as peças do compositor romântico que, entre os anos de 1808 e 1813, foi soprano no coro de Antonio Salieri. Algumas das obras mais complexas de Schubert parecem brincadeiras sob as mãos ágeis da pianista.
No primeiro CD, encontram-se as Sonatas Nº7 (em Mi Maior); Nº1 (em Dó Maior - Moderato) e a Sonata Nº4 (em Dó Maior – Moderato). Já no segundo disco, Mitsuko revela seu potencial em tocar ritmos e modulações distintos em uma mesma peça, ao interpretar as “Danças Alemãs D820” e "D790”, uma das características de Schubert. As Sonatas D850 (em Ré Maior) e D.784 (em A Menor) aparecem no terceiro CD.
A obra Scherzo (Allegro vivace) - Trio (Un poco più lento) está no quarto CD da coleção. O quinto CD apresenta a Sonata Nº15 (em Dó Maior), D840, “Reliquie”. Os movimentos Adágio, Menuetto e Allegro da sonata Nº19 (em Dó Menor), D958 estão no sexto CD. Já no sétimo disco, Mitsuko parece conversar com o piano. Ou melhor, o piano é quem bate um papo com ela. A pianista demonstra intimidade com a obra Klavierstücke, D946. E no oitavo disco, Uchida toca os Improvisos Op.90, D899 e Op.142, D935. Wellerson Cassimiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário