Outro grande nome do Barroco
Uma das melhores obras corais sacras. São com estas palavras que descrevo a peça “Dixit Dominus”, do compositor barroco Giovanni Battista Pergolesi, gravado entre 2009 e 2010, pelo maestro italiano Claudio Abbado, junto com a Orquestra Mozart e o Coro Della Radiotelevisione Svizzera. Este CD chama a atençao pela qualidade vocal e instrumental, além de revelar todo o talento do compositor, violinista e organista italiano Pergolesi, que compôs inúmeras obras vocais e óperas bufas.
E, influenciado pelos compositores, também do período Barroco, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Handel, o organista ainda escreveu música sacra e deixou uma das mais importantes versões do “Stabat Mater” (1736), outra famosa obra vocal. Vários compositores escreveram arranjos no texto da sequência ordinária desta obra. Entretanto, a versão de Pergolesi é a mais usada de todas.
O maestro Claudio Abbado vem se dedicando às obras sacras, há algum tempo, o que tem despertado o interesse de algumas orquestras e músicos eruditos. Recentemente, o blog “PQP Bach” realizou a postagem da obra “Stabat Mater”, interpretada pela soprano russa Anna Netrebko. Segundo dados do blog, já são mais de 350 downloads em uma semana. Vale a pena conferir ambas as obras.
Pergolesi publicou um catálago de suas óperas e a maior parte de seu trabalho estreou em Nápoles, com exceção da peça “L'Olimpiade”, que teve sua estreia em Roma. Os trabalhos restantes foram os mais publicados no século XVIII, e muitos foram usados por outros compositores, que fizeram arranjos sobre temas dele. Até Johann Sebastian Bach usou a base do seu Salmo , Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083. Outros gêneros de composições de Pergolesi incluem sonatas e concertos para violinos. Wellerson Cassimiro.
Um comentário:
rggParabéns pelo texto! O Stabat Mater de Pergolesi realmente é uma obra fantástica,de uma beleza tamanha. Enontrei algumas informações bem interessantes no que você colocou, que não conhecia.Obrigado!
Postar um comentário