Melodia forte e sempre crescente. Exalta a nação e clama por proteção para a pátria. Não estou falando do Hino Nacional Brasileiro. Estas são as principais características do hino “Oração pela Pátria” (no original Commonwealth) escrito, em 1887, para o canto congregacional, a quatro vozes, pelo inglês Josiah Booth.
A música deste hino é dividida em duas partes. A primeira, segue na tonalidade de Sol maior e de forma andante. De repente, ocorre uma modulação anunciando o início da segunda parte da obra, resultando em uma súbita mudança de clima. Os acordes parecem que explodem no ar. A tonalidade, agora, é Mi maior. O andamento, entretanto, continua o mesmo. Executada em órgão, a nota dó pressa, propositalmente, na pedaleira, ainda na primeira parte da peça, oferece um conceito de eternidade.
Conhecido por ser autoditada, Booth nasceu em Coventry, em 1852, e foi organista da Capela Wesleyan, em Banbury. Alguns anos depois, foi para a Royal Academy of Music, e tornou-se organista oficial da Park Chapel, em Londres, cargo que exerceu durante quarenta e um anos. Participou da edição dos hinários “Congregational Chant Hymnary”, em 1886, e “Congregational Hymnary”, em 1916. Dois anos após esta última edição de hinário, Booth se aposentou e faleceu 1930. Wellerson Cassimiro
Um comentário:
Isso aí, pianista. Foto ótima também, hein?
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