Recentemente, o blog Musikalische Opfer (Oferenda Musical) postou, para download, o álbum “Musik Der Reformation”, produzido pela “Berlin Classics” com melodias que marcaram a Reforma Protestante, de 1517, iniciada pelo então padre Martinho Lutero.
Além da famosa obra luterana “Ein' feste Burg ist unser Gott”, considerada a "Marcha da Reforma", a qual caracteriza este movimento, o álbum apresenta a melodia “Aurelia”, do compositor inglês Samuel Sebastian Wesley, e os arranjos em allegro do hino “Lass uns Erfreuen”, com aleluias, também conhecido como “Hino das Criaturas”. Este último, também, foi harmonizado em 1939, por Lawrence Curry e incluído em alguns hinários das igrejas brasileiras. Já a obra “Aurelia” foi composta para o hino “Jerusalém Excelsa”. No entanto, em 1868, foi associada ao hino de Samuel John Stone e, a partir desta edição no “Hymns Ancient and Modern”, letra e música se tornaram inseparáveis.
Poeta e músico, Martinho Lutero sempre esteve atento à vida musical da nova igreja que surgiu. Amiúde, as músicas para o serviço litúrgico, do início do século XVI, eram polifônicas. Possuíam mais de uma melodia, cantadas e executadas ao mesmo tempo. Ele achou que as pessoas deveriam cantar algo mais simples e de fácil acesso e, canções menos complexas. Instituiu, assim, o estilo canto coral, constituído de uma melodia, harmonizada para quatro vozes (baixo, tenor, contralto e soprano). Técnica também conhecida como canto congregacional. Além do coro, a perfeita execução dos tempos e andamentos bem marcados no órgão é algo impressionante. Vale a pena conferir. Wellerson Cassimiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário