21 de ago. de 2008

Nostalgia aos Fins de Semana

Programas de auditório, músicas sem conteúdos e filmes repetidos fazem das programações televisas, aos sábados e domingos, um verdadeiro show de nostalgia e tédio.


A busca incessante por audiência, nos finais de semana, faz com que muitas emissoras se desviem de uma programação que realmente interesse e agrade ao público. Os tradicionais programas de auditório, unido à músicas que tocam nas rádios a semana inteira, transformam o descanso semanal dos trabalhadores, em um teste de paciência. Esses apresentam formatos com ares de novos, contudo, assumem as mesmas formas antigas e ultrapassadas. Ainda, oferecem quadros que demonstram total falta de senso crítico, como as antigas e melosas “pegadinhas”, que constrangem aqueles que delas participam. O apresentador, também conhecido como animador, durante todo o programa, tenta manter as pessoas animadas e alegres, que estão, ali, assentadas à horas no auditório. Mencionemos ainda, que esses tão “consagrados” programas de auditório alienam as pessoas, deixando-as em um estado mental de inércia constante. Em outras palavras: uma lavagem cerebral. As programações são idênticas em todos os canais abertos, só trocam de nome, impossibilitando o telespectador de opções variadas. Até os apresentadores seguem um formato parecido, como se um fosse clone de outro.
E os filmes anunciados como inéditos? Inéditos naquele horário; é claro. O filme já foi exibido em todos os horários possíveis naquela emissora. Em outros casos, alguns são exibidos com duas ou três horas de atraso, conforme o horário anunciado durante a semana. Muitas vezes, os telespectadores já decoraram as falas das personagens e conhecem cada efeito especial.
Assim, os fins de semana, para aqueles que optam por ficar em casa, descansando, são no mínimo um desastre caso liguem a tv. Pura nostalgia. Para esses, outra opção seria alugar um DVD de um filme realmente inédito, ouvir música de qualidade, ou melhor, ler algum livro. Que tal ler um bom jornal?

Nenhum comentário: