23 de jun. de 2009

Música no C.E.M - "Heitor Villa-Lobos"


“Villa Lobos” 50 anos de ausência

O Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, de Juiz de Fora, iniciou, na tarde de ontém, 22, uma série de homenagens ao compositor e músico brasileiro Heitor Villa-Lobos. O concerto realizado no auditório da instituição contou com a presença de professores, amigos, alunos e ex-alunos. Segundo uma das coordenadoras do evento, Valéria Assad, o projeto Música no Conservatório Estadual de Música (CEM) tem o objetivo de aproximar a escola junto à comunidade, assim, como a cultura musical.

O professor Leandro Miranda abriu o concerto executando, ao violão, o Prelúdio nº3. Segundo ele, Heitor Villa-Lobos compôs cinco prelúdios no total, cada um fazendo referência a alguma personalidade ou pessoa próxima de seu convívio. “O prelúdio nº3 faz uma homenagem à Johann Sebastian Bach”, disse o professor. Ele ainda tocou o Estudo nº8 e um conjunto de danças (Suítes de Choro).

O ex-aluno e pianista Thiago Bastos executou a peça “A Lenda do Caboclo”. Ele revelou que há três andamentos na melodia e uma nota destacada, que se repete, simbolizando o canto da Juriti, pássaro típico da fauna brasileira que habita florestas densas e cerrados.

O pianista Eduardo Tagliatti foi o terceiro músico a subir no palco, interpretando três obras do compositor. A primeira peça apresentada foi parte do movimento da Bachiana nº4, para coral. Em seguida foram executadas “Impressões Seresteiras” e um círculo prático criado a partir de canções populares para crianças.

A soprano Patrícia Guimarães encerrou as homenagens cantando uma série de canções nordestinas, acompanhada pelo pianista Eduardo Tagliatti.

Heitor Villa-Lobos nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 5 de março de 1887. Ficou conhecido por unir à música os sons da natureza. O compositor faleceu em 17 de novembro de 1959.

Wellerson