14 de jul. de 2009

Carmina Burana • • Carl Orff

"Perfeição de movimentos"

Conduzidos pelo maestro Seiji Ozawa, o Coral Shin-Yu Kai e a Saito Kinen Orchestra realizaram, na noite de 31 de dezembro de 1989, um belíssimo concerto na cidade de Berlim, Alemanha.

O coral misto, constituído por homens e mulheres, interpretou a cantata Carmina Burana, peça do compositor, maestro e professor alemão Carl Orff, nascido em Munique, a 10 de julho de 1895. Esta obra é considerada por alguns estudiosos da música erudita como sendo uma das obras-mestres do século XX. O concerto, ainda, contou com a presença da soprano Kathleen Battle, o tenor Frank Lopardo e do barítono Thomas Allen.

Além da regência impecável de Ozawa, que realizou movimentos, ora suaves, ora agressivos e, por vezes, expressões faciais e gestos curiosos; deu-se destaque a excelente interpretação de Kathleen Battle que pareceu, realmente, vivenciar cada verso cantado. Outro fato inusitado foi a utilização simultânea de dois pianos de cauda. A correta execução do tempo das pausas também chama a atenção como, por exemplo, as pausas semibreves e semínimas pontuadas.

Todo esse espetáculo pode ser conferido no DVD “Orff – Carmina Burana”, produzido pela Cami Video em parceria com a Universal Music Company.

Wellerson.

Nenhum comentário: