15 de nov. de 2009

Filme 2012

Sob a direção de Roland Emmerich, o filme 2012 estreiou nos cinemas brasileiros, no último dia 13, sexta-feira, com força total. Em Juiz de Fora, não foi diferente. As filas nas portas das salas de projeção que, permaneceram lotadas, se estendiam pelos corredores dos shoppings centers. No cinema do Santa Cruz Shopping, por exemplo, os ingressos acabaram minutos antes do início das sessões. Grande parte do público foi formado por jovens e adolescentes.

O longa-metragem, de ficção científica e hollywoodiano - como sempre - revela um olhar crítico sobre os Estados Unidos pouco antes das catástrofes. Terremotos e tsunamis destruíram os principais símbolos de poder econômico, militar e político da nação norte-americana como, os porta-aviões, a Casa Branca e o avião presidencial Força Área Um. Na contramão de outros filmes desse gênero, o presidente e o vice-presidente são entregues à morte. Os Estados Unidos sucumbiu às forças da natureza.

Logo nos primeiros minutos do longa, dá-se início a uma intensa luta pela sobrevivência da humanidade devida a grande devastação no planeta Terra: o apocalipse. O filme faz referência à profecia do calendário Maia que, prega que no dia 21 de dezembro do ano de 2012, o mundo iria desaparecer. Grandes naves foram construídas nas altas montanhas chinesas, para abrigar uma restrita parcela da população que podiam pagar pelo embarque, cerca de um milhão de euros. Uma arca de Noé para os mais afortunados. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: