24 de mai. de 2011

Aristide Cavaillé-Coll


Órgão Cavaillé-Coll instalado no coro da Catedral Metropolitana de Belém, sede da Arquidiocese, no bairro da Cidade Velha.

Inovador. Essa é a palavra que melhor define o francês construtor de órgãos, Aristide Cavaillé-Coll, que introduziu vários melhoramentos na técnica de construir, deixando de ser um mero construtor de órgãos. Nascido na cidade de Montpellier, aos 04 de janeiro de 1811, Cavaillé-Coll tornou-se o maior organeiro do século XIX, que o comparo ao virtuose organista barroco Johann Sebastian Bach. Pertencente a uma família de músicos, Bach também foi um exímio construtor de órgãos. No entanto, se consagrou como um dos maiores compositores do período barroco e considerado o pai da música, apesar de registros de grandes compositores antes dele.

Aristide Cavaillé-Coll foi o responsável por desenvolver um modelo para a produção em série, e foi também um cientista, no sentido literal do seu significado. Publicou inúmeros artigos científicos sobre seus experimentos e pesquisas, aplicados ao universo musical. Criou, ainda, o chamado “órgão sinfônico”, que teve o seu auge no primeiro terço do século XX. Este tipo de instrumento põe em evidência a índole orquestral de que se munem os grandes órgãos. O compositor, pianista e organista francês, Camille Saint-Saëns, compôs uma popular sinfonia para órgão, que é um bom exemplo de como o som de um grande órgão pode ser combinado com o de uma orquestra sinfônica. Assim, no início do século XX, esses órgãos propagaram-se em regiões seculares dos Estados Unidos e Inglaterra, construidos para substituirem orquestras sinfônicas.

Em meados da década de 1970, foi fundada a Associação Cavaillé-Coll, com o intuito de preservar a herança organística do francês. A associação mantém uma lista detalhada de todos os órgãos existentes no mundo construido por Aristide Cavaillé-Coll. E, segundo esses registros, no Brasil existem doze órgãos Cavaillé-Coll, sendo cinco no Rio de Janeiro, quatro no Estado de São Paulo, nas cidade de Lorena, Campinas, Itú e Jundiaí; um órgão na Bahia, um em Belém do Pará, e um em Minas Gerais, no município de Monte Carmelo.

Segundo o Instituto de Arte Organística, o órgão Cavaillé-Coll da cidade de Lorena possui I Manual: Montre 8’, Prestant 4’, Flute Harmonique 8’, Bourdon 8’ II Manual: Trumpet 8’, Viole di Gambe 8’, Flute 4’, Vox Celesti 8’ Na década de 60 após sofrer uma reforma teve sua disposição alterada para: I Manual: Monstre 8’, Prestant 4’, Flute Harmonique 8’, Bourdon 8’ II Manhal: Bourdoun 8’, Viole di Gambe 8’, Flute 4’, Vox Celesti 8’. Pedal: Bourdon 16’. Wellerson Cassimiro

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