23 de mar. de 2012

Morto e Ressurreto - Christ Arose

Um contraste que simboliza a Páscoa

Há poucos dias da Páscoa, data oficial do calendário cristão, o hino “Morto e Ressurreto” é a que melhor retrata – melodicamente - a morte, ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo aos céus. Ideal para o canto coral, o hino “Christ Arose” foi escrito pelo norte-americano Robert Lowry (1874) e, é baseado nos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João.

Perfeito exemplo da união de texto e música, o hino revela um forte contraste em sua estrutura melódica, semelhante às obras barrocas. Cada estrofe - parte escura da música - que conta a morte de Jesus é executada em registro grave, resultando em um clima sombrio. O refrão, entretanto, - parte clara - é executado em allegro, resultando em um clima festivo. Essa passagem dos registros graves para os registros agudos representa a ressurreição, a mudança de estado de Cristo, da morte para a vida.

Para ressaltar a transição do clima fúnebre para uma atmosfera de alegria, pode-se executar as notas graves, do início do coro, para a pedaleira, quando interpretada ao órgão. A execução do compasso começa na pedaleira e termina nos manuais superiores do instrumento. Ao piano, contudo, a recomendação é executar as notas de ambas as mãos abaixo da nota Dó Central, separando as mãos ao final do compasso. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: