6 de abr. de 2009

Meio-dia em Southampton






A execução do projeto:

No próximo dia 12 de abril, o Titanic completará 97 anos de sua única partida do porto de Southampton, ao sul da Inglaterra, ocorrida às 12h do dia 12 de abril de 1912. Projetado pelo engenheiro Thomas Andrew, o imenso palácio flutuante começou a ser construído em 31 de março de 1909, sendo concluído em 1911. Os estaleiros foram reformados, aumentando sua estrutura, para dar conta da execução do projeto; a construção do seria a maior embarcação que a Europa ainda não havia visto. Além de muito luxo, no qual foi decorado e chamava a atenção, o Titanic tinha 269 metros de comprimento e uma altura de um prédio de 11 andares, segmentado em três classes. A comoção da época era tamanha que foi imposto sobre ele uma célebre frase, antes mesmo do término de sua construção: “Nem Deus afunda esse navio”. Seu casco era constituído por um sistema de comportas estanques, espalhadas uniformemente por sua dimensão, que funcionariam mesmo com a falta de eletricidade.

Ostentação:

O Titanic era equipado com bibliotecas, banho turco, bares, barbearia, cadeiras de vime que ficavam nos terraços privativos dos camarotes, café em estilo parisiense, salão de jogos e de fumo e, uma piscina interna o que era um luxo para a época. Mas o que realmente chamava mais a atenção dos passageiros, demonstrado em quase todos os filmes sobre a história do navio, era a imensa escadaria que surgia de ambos os lados dos decks e levava ao salão principal da primeira classe.

A Segregação:

Não somente o Titanic, mas outros navios da época também possuíam decks segregados, limitando o acesso dos passageiros da segunda e terceira classe aos decks da primeira classe.

O Naufrágio:

Na noite de 14 de abril de 1912, após três dias navegando, o navio se chocou com um iceberg. Registros revelam que o telegrafista a bordo, que pertencia à empresa de telégrafos inglesa, recebera inúmeras mensagens alertando quanto à presença de imensos blocos de gelos flutuando nas das rotas de navegação. Contudo, tais mensagens foram ignoradas. Desse modo, aproximadamente às 23h45min, o Titanic colidiu com um bloco de gelo, rasgando seu casco, abaixo da linha d’água, cerca de 90 metros de comprimento. Observou-se de imediato que os botes salva-vidas não dariam para todos os passageiros e tripulantes. O curioso é que o número de botes estava de acordo com as Normas Marítimas. Os oficiais deram à ordem de acomodar, primeiramente, nos botes, as mulheres e crianças da primeira classe. Apesar do seu tamanho, a água se espalhou rápido pelos compartimentos, as comportas estanques não funcionaram como deveriam e 1.522 pessoas permaneceram a bordo afundando com o navio irlandês.

Progresso Tecnológico:

Nota-se que no início do século XX, a Europa assistia a um acelerado desenvolvimento tecnológico e científico – A Revolução Industrial. Logo nos primeiros anos desse século, a Revolução espalhou-se pela Bélgica, França e Ale¬manha, alcançando o continente americano e asiático. Além da expansão das estradas de ferro em todo o território europeu, havia um forte clima de concorrência e a indústria de bens de produção se desenvolvia. Outro marco desse período foi o surgimento de novas formas de energia derivada do petróleo e a hidrelétrica. O ferro era a principal matéria-prima na produção. Esse clima de competição acontecia também na indústria naval. Cada companhia preocupava-se em construir navios maiores do que a concorrência, estimuladas por esse rápido desenvolvimento. Tudo era muito novo e diferente. Não havia qualquer preocupação com as normas de segurança, notado também em outras embarcações da Cunard Ship Company, empresa concorrente da White Star Line, proprietária do Titanic. Em todos os segmentos industriais o importante era ser o primeiro. O primeiro a conquistar, o primeiro a inventar e modificar. Wellerson

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