29 de jan. de 2010

Hinários em Pauta - Mais Alvo que a Neve

Nascido no dia 20 de Março de 1833 em Stockbridge, Vermont, Henry Southwick Perkins é o compositor da música que eterniza o poema do hino “Pureza no Sangue de Cristo” (Blessed be the Fountain), sob a autoria de Eden Reeder Latta.

Henry herdou o talento musical dos pais. Seu pai foi um admirável professor de canto e sua mãe uma excelente vocalista soprano. Seus primeiros estudos musicais foram ministrados por seu pai. No entanto, sua educação musical oficial começou em 1857, quando ingressa na Escola de Música de Boston, onde se forma no ano de 1861.

Durante mais de 20 anos, dedicou tempo na organização de festivais e convenções por todo o território norte-americano. Atuou como professor de música da Universidade de Iowa, entre os anos de 1867 e 1869. Tornou-se titular da Academia de Música de Iowa e titular da Escola de Música Normal de Kansas por cinco anos. Em paralelo a estas atividades, compôs músicas para corais, Escolas Dominicais, Escolas Públicas, Associações de Corais, Convenções e Festivais. Em 1886, auxiliou na organização da Associação Nacional de Professores de Música, sendo presidente desta organização por dez anos seguidos. Em 1912, fixou-se em Chicago, Illinois, e tornou-se um importante crítico musical para os jornais da cidade.

A tradução deste hino é de responsabilidade de Henry Maxwell Wright, também tradutor de vários outros hinos como, “Cristo Ressuscitou! (Easter Hymn)” e “Louvores a Cristo (Kensington New)”.
A estrutura melódica começa com a intensidade de um suave piano e segue para um mezzoforte crescente e ritmado, culminando em um forte que encerra a obra.

Nenhum comentário: