23 de fev. de 2011

Além dos muros e portões

As diferenças entre Responsabilidade e Marketing Social e Investimento Social

Considerando o conceito descrito pelo Instituto Ethos de que, “Responsabilidade Social é a capacidade desenvolvida pela organização de ouvir, compreender e satisfazer expectativas e interesses legítimos de seus diversos públicos”; deve-se pensar esta Responsabilidade Social como um bem coletivo e não só para dentro dos altos muros das empresas. Entretanto, o que se tem observado é uma atitude social voltado somente para os funcionários. Algumas delas permanecem inertes ao ambiente na qual estão inseridas. Não atentam para o cenário à sua volta. Se notam, fingem não enxergar. Contudo, desenvolvem projetos sociais junto aos seus colaboradores. Todavia, a Responsabiliade Social é muito mais abrangente. Suas ações ocorrem dentro e fora dos portões privados. Os empresários devem manter uma preocupação com os efeitos sociais e ambientais das atividades de suas empresas, bem como com os valores éticos e morais, resultando em um bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Desse modo, surge o investimento social que é, hoje, uma das ramificações da chamada Responsabilidade Social. As empresas privadas como, Petrobrás, Natura e Pepsi têm, cada vez mais, mergulhado em projetos de ações sociais que gerem um retorno menos abstrato e mais realista. São ações que visem uma real atuação no ambiente externo no qual a empresa está inserida. A empresa tem como objetivo intervir para melhorar o cenário dessa comunidade.

O que deve ter em mente é o objetivo em gerar um retorno positivo para a sociedade. As ações desenvolvidas nestas duas comunidades irão, de forma indireita, atingir toda a cidade, pois como já mencionou a professora Izabel Portela, do Instituo Iris, em seu texto, a melhoria do nível da escolaridade, o nível de produtividade econômica cresce consideravelmente. Entretanto, acreditamos que deve-se fazer um alertar para evitar uma confusão de conceitos. O investimento social privado não deve ser confundido com o assistencialismo momentâneo, afim de lucrar algum espaço midiático. Wellerson Cassimiro

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