11 de mar. de 2011

Promisses - O uso do contracanto

Análises da melodia do hino Firme nas Promessas


Marcha muita cantada pelas igrejas protestantes brasileiras e publicada pela primeira vez em 1886, na coleção de músicas “Songs of Prefect Love” (Hinos do Perfeito Amor), o hino "Firme nas Promessas" (Promisses) baseia-se no livro de II Pedro 1:4. Seu texto afirma que o Senhor Jesus tem concedido ao seu povo as suas preciosas e ricas promessas, para que por eles vos torneis participantes da natureza divina.

Composta para as quatro vozes – baixo, tenor, contralto e soprano - a melodia de “Firme nas Promessas” apresenta um ritmo forte e bem marcado. E o coro revela uma particularidade. Somente sopranos sustentam a música principal. Baixos, tenores e contraltos executam o contracanto, que é uma linha melódica que acompanha a melodia base; porém, de forma independente. Se bem executado, o contracanto sugere um efeito de ecos durante a inpretação deste hino como, uma ratificação da mensagem textual.Quanto à forma, o hino pode ser cantado em diferentes ritmos. O que faz, realmente, a diferença é a escolha do andamento correto.

O compositor Russel Kelso Carter, nasceu em Baltimore, Maryland, EUA, em 1849, e foi um homem de muitas habilidades. Se consagrou como autor e músico sacro. Participou da edição de dois hinários, ao lado de John R. Sweney e A.B. Simpson. Se envolveu em diversos interesses e carreiras. Estudou em uma academia militar, onde tee destaque como atleta. Por alguns anos, foi professor de ciências na mesma instituição. Foi ordenado pastor metodista e participou do movimento Holiness (igrejas com ênfase especial em santificação). Wellerson Cassimiro.

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