20 de nov. de 2011

Presos às correntes sociais

Segundo a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, comemora-se hoje, no Brasil, o dia Nacional da Consciência Negra, a qual determinou que o dia 20 de novembro seria dedicado à uma real reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Entretanto, esta reflexão não tem sido uma realidade. O que se percebe é que a população negra ainda está acorrentada. Não presa pelas grossas correntes das senzalas e dos troncos. Contudo, presa às correntes sociais dos pensamentos limitados da atual sociedade alienada, sustentada pelas futlidades do entretenimento vazio e pela ideologia do espetáculo. Não vejo consciência alguma. Nem negra, nem branca e nem amarela. Se é que a consciência tem cor.

Acredita-se que a Memória é um dos bens mais preciosos do ser humano. Na Idade Média, por exemplo, alguns autores colocaram a Memória como uma das “funções da alma”. Santo Agostinho (354-430), por sua vez, fundador da “Memória Medieval”, relatou que a memória “vive em um palácio”, e é como o ventre da alma, espécie de luz dos espaços temporais (COSTA, 2007). Já que este “dom da alma” não é uma dádiva de algumas pessoas, vou resgatar o passado brasileiro que muitos tentam esconder. O que as pessoas esquecem é que os alicerces deste Brasil varonil foram fundidos sobre o sangue de negros e, índios, muitos deles torturados e mortos. As casas dos nobres portugueses, fazendas e, até igrejas, só foram erguidos graças ao suor dos negros. Sem falar, é claro, da economia brasileira sustentada pelas mãos dos escravos, baseada na cana-de-açucar e na cafeicultura.

No entanto, os negros vivem como exilados sociais e sem o devido valor. Disseram-me, uma vez, que os negros carregam a imagem padrão de criminosos, rótulo este imposto por alguns aristocratas tupininiquins pós-modernos. Agora, me responda: o que é uma imagem padrão de criminoso? Creio haver uma distorção deste conceito. Então, ser negro é um crime? Mas, os pais que estrupam suas filhas, não são criminosos? Políticos que, explicitamente, desviam verbas da Saúde e da Educação e roubam dos bolsos de milhares de trabalhadores, também não são criminosos? E, os jovens que dirigem embreagados fazendo suas vítimas no trânsito, não são criminosos? A data, 20 de novembro, foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do quilombo dos Palmares e um respeitado heroi do movimento de resistência.
Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: