2 de fev. de 2012

Canto uníssono e acidentes

Uma das mais surpreendentes melodias que compõem os diversos hinários das igrejas protestantes brasileiras é o hino “Rallying Song” (Igreja, Alerta!), composta por John Robson Sweney. Não sabe-se a data exata desta obra. No entanto, foi escrita entre os anos de 1840 e 1897, tendo como principal característica compassos com o canto em uníssono e os acidentes, em um total de 11 notas.

Sua estrutura

Composta para o canto congregacional, a estrutura melódica deste hino está sob a forma de uma marcha andante, ou contrário do que muitos pensam que seu andamento seja muito rápido. Em geral, o que mais acontece na execução de “Igreja, Alerta!” é que muitas pessoas esquecem de respirar nas passagens destinadas para isto, quando não atropelam as pausas e as notas de longa duração. Desse modo, ao esmagar estes compassos o canto fica debilitado, pois o cantor fica sem fôlego para chegar ao final do hino, mesmo com a execução do interlúdio antes de iniciar a última estrofe. Quanto ao contracanto - frase melódica acessória, que serve de acompanhamento a outra principal -, no refrão, na linha do baixo, é opcional no canto congregacional, sendo mais interpretada no canto coral.

O jovem prodígio

Assim, como o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, o hinista John Robson Sweney desenvolveu seu talento musical ainda muito jovem. Aos 10 anos de idade já ensinava música nas escolas públicas próximas a sua casa e tocava no momento litúrgico da escola bíblica dominical. Apesar de seus precoces talentos musicais, Robson não levava música a sério. Somente aos 19 anos, começou a estudar música com seriedade. Estudou piano e violino, e chegou ao posto de regente de coros. Na guerra civil americana que aconteceu entre os anos de 1861 e 1865, Sweney assumiu o comando da banda do Terceiro Regimento de Delaware. Depois da guerra, tornou-se professor de música na Academia Militar da Pensilvânia, em West Chester. Em 1876, recebeu o título de Bacharel em Música e, em 1886, o título de Doutor em Música.
Wellerson Casssimiro

Nenhum comentário: