14 de nov. de 2008

O Palco Iluminado e a falta de Ética

                                Observa-se atualmente, um jornalismo realizado de sem profissionalismo, sendo conduzido pelo lucro exacerbado das empresas jornalísticas. O sensacionalismo é a palavra de ordem. A notícia, agora, é um Show. Um grande palco iluminado é montando sobre a produção da notícia. Surge o jornalismo espetáculo.
                                Os meios de comunicação de massa tornaram-se, cada vez mais, em monopólios, empresas imperialistas, onde a verdadeira massa não tem voz, manipulada, por vezes, omitida de informações cruciais.
A busca pela objetividade é rara. Quase que extinta. A imparcialidade emerge como a fênix que representa os anseios dos patrocinadores e ideologias empresariais. A teoria organizacional predomina em várias redações. Esse fato, pode ser exemplificado através da discriminação oculta que ocorreu aos países do Oriente Médio, após os atentados ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Houve uma demoniação do Afeganistão, Iraque e outros, feita pela mídia ocidental. A imprensa norte-americana fomentou a guerra de conflito, indo tais pensamentos ao encontro dos ideais políticos do Governo Bush. Os norte-americanos apoiaram as atitudes de Bush, manipulados pela imprensa. A massa foi controlada por grupos de empresários que atuam no Jornalismo. Observou-se, ainda, durante semanas, um turbilhão de imagens das torres gêmeas em chamas, jorradas na televisão mundial. O World Trade center foi transformado em um Reality Show: muito sensacionalismo e nenhuma Ética.
                           Nota-se, também, que nos jornais impressos os textos estáão permanecendo em segundo plano, contendo superficialidade de fatos. Vivemos a era da imagem. Evita-se o texto e, um turbilhão de imagens invade o cotidiano social. A sociedade anseia por imagens e, consequentemente, um esvaziamento de conteúdo, uma alienação. E a notícia virou um produto à venda, na vitrine.

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