29 de nov. de 2008

O rádio, a publicidade e sua existência

Desde a sua criação, oriundo do telegráfo, emergente da Primeira Guerra Mundial, o rádio exerceu grande influência sobre a sociedade. Tendo como base, para a sua oralidade, a escrita, as informações radiofônicas ultrapassaram as fronteiras geográficas, oferecendo publicidade, entretenimento e, proporcionando a imagem de onipresença de instituições públicas, privadas, cantores e figuras políticas.
O presidente Getúlio Vargas utilizou, largamente, os recursos oferecidos pelo rádio, como as radionovelas e o programa radiofônico nacional "A Voz do Brasil”. Foi o rádio o meio de comunicação que mais manteve a presença de Vargas na mídia, dando ao presidente a imagem de onipresença nas casas dos brasileiros. Em paralelo com os dias atuais, a radiodifusão é o setor em que a presença do Estado ganha visibilidade.

  • A Época de Ouro:

                            Ainda, é possível relembrar, na década 40, a importância desse meio de comunicação na vida dos brasileiros. Muitas famílias assentavam-se ao redor do rádio, exposto na sala como um troféu, para ouvi-lo. As pessoas colocavam suas melhores roupas para nem saírem de casa. O rádio era a sua principal fonte de informação. Este revelou muitos artistas que fomentaram o seu desenvolvimento, como Emilinha Borba, Abelardo Barbosa, Chico Anísio, dentre outros. Tal período foi marcado como a Época de Ouro do rádio. A radionovela era a “menina-dos-olhos”. Os programas de auditórios permaneciam lotados. Em meados da década de 60, o rádio alcançou lugares longínquos que a televisão não chegou. O rádio fez com que a sociedade ficasse unida, apesar de sua implantação ser marcada pelo domínio da elite brasileira. O mais simples dos humanos não tinha acesso a essa tecnologia.
Transcorreram-se muitos anos e mudanças surgiram. Atualmente, o rádio é caracterizado pelo seu dinamismo e, frente ao Jornalismo, a velocidade é o fator principal desse meio. Logo, em emissoras radiofônicas que possuem departamentos jornalísticos, com cobertura factual, o processo de produção de notícias é veloz, fazendo com que seus profissionais tenham agilidade. Desse modo, o jornalista que pretende ingressar nesta área precisa observar alguns aspectos importantes como, a oralidade, capacidade de improvisação, popularidade (carisma junto ao público) e o imediatismo.

  • Publicidade radiofônica:

                           Outro fato, anexo ao processo radiofônico, observado recentemente, é a publicidade que inicia uma jornada para se fortalecer nas ondas do rádio. A televisão, ainda, absorve grande parte do bolo publicitário. Entretanto, nota-se cada vez mais, importantes empresas unindo-se às emissoras de rádio. Diariamente, surgem jingles e recursos sonoros criativos e diferenciados em busca da atenção do ouvinte. O rádio é um dos mais fortes meios de comunicação de massa, capaz de exercer grande influência.

  • Sua existência:

                            Indagações sobre a sua existência foram feitas quando surgiu a televisão. Contudo, o rádio fortaleceu ainda mais e, hoje, percebemos sua importância unida a outros meios midiáticos como o surgimento das webrádios. O processo de radiodifusão uniu-se à internet que caminha para uma ascensão.
A todo instante, as pessoas permanecem conectadas ao rádio, ouvindo suas músicas e programas preferidos, campeonatos de futebol e noticiários, através de MP3, MP4, Ipod’s, celulares - nas ruas, dentro dos ônibus, repartições públicas etc - dentro de seus automóveis e em casa - pelos aparelhos microsystem ou navegando na internet, conectadas às webrádios - enquanto praticam atividades seculares.
                          Assim, na pós-modernidade, o rádio vai conquistando mais espaço aliado aos recursos digitais, anunciantes e à sua popularidade histórica.


 

Nenhum comentário: