20 de mar. de 2009

Quanto Vale ou é Por Quilo?


(cena do filme)

A exploração do marketing Social

O filme brasileiro, direção de Sergio Bianchi, "Quanto Vale ou É Por Quilo?" faz uma excelente analogia entre o comércio de escravos, ocorrido no século XVII, e a atual exploração da miséria pelo marketing social. Não existe uma verdadeira assistência social às comunidades carentes. Observa-se que algumas empresas atuam nas obras sociais como pretexto para permanecerem na mídia como uma Instituição que se preocupa com os menos favorecidos. Estas realizam solidariedade de fachada. Usam da caridade como uma escada para conseguirem prêmios e status na sociedade. Outras empresas escolhem áreas para atuação social que em nada se relacionam com as suas atividades desenvolvidas. É preciso um apadrinhamento verdadeiro nas obras assistenciais. Se uma empresa doa computadores a uma comunidade, é preciso colocar instrutores e zelar pela manutenção daquele espaço.
Dar somente o peixe, não basta. Faz-se necessário ensinar a pescar.
Wellerson

Nenhum comentário: