27 de abr. de 2010

Intrata • • J.S.Bach

AO ESTILO BARROCO




Com o andamento em allegretto, a obra Intrata, do compositor barroco Johann Sebastian Bach, caracteriza-se como um excelente exercício para se ganhar velocidade. Seu primeiro compasso em anacruse já revela a expressão de intensidade forte, perdurando até o nono compasso. No compasso seguinte, surge a expressão piano. A velocidade das notas em ambas as claves (Sol e Fá) é mantida, o que requer do pianista um domínio da técnica. E, a posição correta dos dedos é imprescindível, pois a há um número elevado de compassos com troca de dedos. O organista alemão trabalha em escala crescente e decrescente.

Após executar dois compassos sob a intensidade piano, o virtuose organista encerra a peça em dois compassos sob a expressão forte, em escala decrescente, além de trabalhar com intervalos na execução de ambas as mãos. Ora, a mão direita. Ora, a esquerda. E, finalizando as duas mãos executam juntas. No décimo oitavo compasso, Bach substitui a clave de Fá pela clave de Sol. A nota primeira nota, desta sequência que, seria ré passa a ser si. Johann Sebastian Bach retorna à clave inicial, Fá, ao final do vigésimo compasso. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: