16 de abr. de 2010

Hinário em Pauta - Vencendo vem Jesus

Esta conhecida e apreciada obra é atribuída ao compositor John William Steffe. Contudo, tem sua autoria muito discutida. Parece ter sido uma canção de trabalho que, chegou a ser o "Battle Hymn” cantado pelos soldados durante a Guerra Civil.

Foi desse modo, que Julia Ward Howe a ouviu em 1861 no Estado de Virginia, Estados Unidos. A pedido do Rev. James Clark, Julia Ward escreveu o poema intitulado “Battle Hymn of Republic” que, além de sua função circunstancial, inspirou vários poetas cristãos a escreverem sobre a vitória de Jesus, usando a música tradicional desta obra. A melodia é universal, sendo executada tanto em concertos corais e orquestras, em igrejas protestantes como, também, na igreja católica.

O que difere de um local para o outro são os poemas utilizados. Em alguns hinários, das igrejas evangélicas, o poema apresentado é de autoria do Rev. José Augusto dos Santos e Silva. Sua estrutura melódica tradicional segue em ritmo de marcha constante, desde o início da obra até ao final. No entanto, facilmente, podemos alterar seu andamento. O estilo mais apreciado, em especial, nas reuniões de jovens é o estilo pop-rock. Um solo de guitarra pode ser usado como introdução da peça, seguindo para um clímax explosivo, culminando nos arranjos eletrônicos de teclado.

Nenhum comentário: