9 de out. de 2010

Economia - Por Wellerson Cassimiro


COSTURANDO OS BOLSOS

Como fazer a aposentadoria render em tempos de pouco dinheiro

Após anos de dedicação ao trabalho e horas, marcadas pelo relógio, enfim, chega a sonhada e merecida aposentadoria. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, até o ano de 2025, 14% da população brasileira terá mais de 60 anos de idade. Ao todo, serão 32 milhões de idosos no país. Com o aumento da população idosa, aumenta também o número de aposentados. Algumas pessoas traçam metas e fazem projetos. Mais tempo para viagens, lazer e cultura, reformar da casa, passar mais horas com os netos e desfrutar de descanso. Contudo, surge a frustação ao receberem o primeiro valor da aposentadoria. Nem sempre aquele sonho se torna realidade.

Natural da cidade de Tabuleiro, Zona da Mata Mineira, o aposentado José de Oliveira, 66 anos, trabalhou como pedreiro durante os exatos 33 anos. No início da década de 60, aos 19 anos de idade, mudou-se com toda a sua família para a cidade de Juiz de Fora, quando ingressou na construção civil, como auxiliar de pedreiro. Nos primeiros 15 anos desta profissão, José Alves trabalhou com a carteira de trabalho assinada pelas empresas do segmento. Contudo, em meados da década de 80, começou a atuar como pedreiro autonômo se desvinculando destas companhias. A partir desta data, adquiriu os carnês, Guias da Previdência Social (GPS), e começou a pagar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por conta própria.

Segundo ele, os GPS foram pagos, regularmente, com base em dois salários mínimos. Ao aposentar, no entanto, o valor recebido todos os meses não chega aos dois salários. “Eles fizeram uma contagem diferente, que diminuiu o valor da minha aposentaria. Eu aposentei dois anos antes do tempo previsto”. Assim, para ele, cumprir com todos os compromissos financeiros não tem sido fácil. Viúvo, José de Oliveira casou-se novamente e reside em casa própria. Ele já não tem mais o compromisso de cuidar financeiramente dos filhos. Todavia, precisa sustentar a nova esposa, dona de casa, e as suas contas de luz, água, manutenção e combústivel para o seu automóvel, além de alimentação e medicamentos para o controle da pressão arterial. Ele revelou que alguns de seus medicamentos são adquiridos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro. Outros, porém, não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário comprá-los nas farmácias convencionais.

Para o aposentado, os remédios Anlodipina, Hidroclorotiazida e o Maleato de Enalapril são tornaram indispensáveis para os exercícios de suas atividades diárias. Ele acrescentou que o composto Anlodipina de cinco miligramas, por vezes, falta no posto de saúde e o recurso é a manipulação em farmácias especializadas ocasionando, desse modo, mais despesas em seu orçamento. “Calcular muito bem todos os gastos” é de fundamental importância.

Já a aposentada e dona de casa, Edina Fernandes, 67, recebe dois benefícios. Natural da cidade de Conselheiro Lafaiete, também na Zona da Mata Mineira, ela nunca trabalhou fora de casa. Porém, também pagava o GPS de forma autonôma. Ela tem direito a sua aposentadoria como contribuinte do INSS e o benefício do seu marido falecido que serviu ao Comando da Polícia Militar de Minas Gerais. Para ela, “esses valores ainda são poucos”. A aposentada também reside em casa própria, agora em Juiz de Fora. Todavia, apresenta algumas despesas que, segundo ela, ultrapassam ao seu controle. Além das despesas diárias, e com a manipulação de medicamentos que não são encontrados no SUS, como alguns anti-alérgicos e anti-hipertensivos, ela precisa sustentar um filho que, no momento, enfrenta dificuldades econômicas. “Eu até tendo economizar, mas sempre aparece alguma conta pra pagar”. Edina revela que há dois anos o seu maior gasto era com o serviço de telefonia, pois sua filha residia na capital mineira, Belo Horizonte, com quem mantinha frequente contato. Contudo, mudou-se para Juiz de Fora o que resultou na “redução das contas de telefone”.

REDUZINDO AS DESPESAS FAMILIARES

Segundo a economista Carmem Spaniol, a família que tem uma renda um pouco arrochada, ou seja, que não consegue cumprir com as contas do mês e, ainda, não sobrar um pouco para o lazer, precisa sentar e ver em quais aspectos pode economizar. “Vale lembrar que gastos básicos com luz, água, gás de cozinha, telefone, etc devem ser bem estudados para reduzir ao máximo. A família pode fazer um investimento em energia solar, evitar torneira aberta, cozinhar os alimentos em panela de pressão, pois esta o faz mais rápido, e utilizar o telefone em último caso”, explica. Ela ainda esclarece que as pessoas devem procurar comprar os alimentos durante as promoções, estocando conforme a necessidade.

AUMENTANDO A APOSENTADORIA

A partir de 2003, os aposentados ganharam o apoio do Poder Legislativo para auxiliar no rendimento da aposentadoria. A lei 10.741/03, mais conhecida como o Estatuto do Idoso, garante às pessoas com mais de 60 anos de idade direitos em diversos setores: transporte, saúde, moradia, lazer e cultura. Para chegar ao final do mês com dinheiro e, ainda, poupar para eventuais emergências, o aposentado José Alves de Oliveira evita gastos extras, como comer frequentemente em lanchonetes e restaurantes no Centro da cidade e o uso excessivo do automóvel. Sempre que pode, ele troca o veículo pela caminhada ou pelo transporte coletivo. Em casa, preocupa-se em apagar as luzes quando sai dos cômodos e evita permanecer com as lâmpadas acesas durante o dia, sendo este o “meio mais simples e fácil para economizar”. A aposentada Edina Fernandes, no entanto, faz o jogo da substituição. Ela deixa de adquirir alguns produtos para comprar os bens de primeira necessidade, como roupas, calçados, alimentos e remédios. No momento das compras, procura pelos produtos mais baratos, do mesmo gênero. “Só assim para fazer o dinheiro render”.

Com relação aos gastos comuns dos aposentados, a economista Carmem Spaniol faz um alerta. Os aposentados devem tentar economizar. Ela sugere que, além das despesas domésticas, eles podem procurar, através de pesquisas, preços melhores para os seus remédios ou até mesmo fazer convênios com farmácias que dão descontos para aposentados e pensionistas. Ela enumera algumas situações para ajudá-los a economizar com a possibilidade de investimentos para a realização de seus sonhos. Primeiro é necessário realizar uma planilha com o total da renda familiar e o total dos gastos que fazem durante o mês.

Segundo Carmem Spaniol, neste cálculo “já é de suma importância entrar, como gasto, a reserva de 10% do salário. Vale lembrar que esta porcentagem é a indicada como mínimo para qualquer rendimento familiar”. Ela explica que se os gastos forem maior que a receita, ou seja, maior do que o valor recebido na aposentadoria, é necessário fazer um balanço e rever esses gastos e tentar reduzi-los. Caso seja possível a reserva de 10% do salário, o aposentado pode, a partir daí, começar a fazer planos com o que fazer com o dinheiro. A economista ainda propõe que o aposentado pode depositar o seu dinheiro em uma conta poupança porque, mesmo rendendo pouco, o dinheiro não pode ficar parado, “guardado debaixo do colchão”. Ela garante que a poupança é a mais segura para os cidadãos, pois o dinheiro fica disponível a qualquer momento.

Carmem Spaniol aponta outras possibilidades de aplicação bancária, mas que devem ser estudadas com cautela e cuidado. “Um investimento, por exemplo, em títulos do governo, ações, deve ser utilizado por pessoas que entendem um pouco do assunto e principalmente com um dinheiro que não vai ser utilizado em curto prazo”. Ela ressalta que, em uma compra, o melhor negócio é sempre o pagamento a vista. “A pechincha faz parte da vida, então devemos usar e abusar delas. Cartões de crédito devem ser usados com juízo e controle. Empréstimos só devem ser feitos em último caso”.

Nenhum comentário: