4 de ago. de 2011

102º Aniversário de Roberto Burle Marx

( Jardins do Edifício Gustavo Capanema) - Ruptura e modernidade. Estas são as principais características das obras de um dos maiores paisagistas do século XX. Reconhecido internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto, Roberto Burle Marx despertou os olhares da sociedade para um novo conceito de se fazer arte.

Nasceido na cidade de São Paulo, em 4 de agosto de 1909, sua participação na definição da arquitetura moderna brasileira foi fundamental, tendo atuado em diversos projetos de sucesso. Estudou pintura em Berlim, Alemanha, no final dos anos 1920. Foi freqüentador assíduo do “Botanischer Garten Und Botanisches Museum Berlin-dahlem”, o mais antigo jardim botânico alemão, fundado no século XVII.

A veia artística era de família. Marx foi o quarto filho de Cecília Burle, uma exímia pianista e cantora, e de Wilhelm Marx, um homem culto, amante da música erudita e da literatura europeia. O trabalho de Marx se identifica muito com artes de vanguardas, como a arte abstrata e o concretismo. Desenvolveu ainda as atividades de desenhista, pintor, escultor, pesquisador e cantor.

Nenhum comentário: