22 de ago. de 2011

O sucesso Harry Potter na páginas da Impacto World

Lançada na noite de ontem (21), em Juiz de Fora, a 45ª edição da revista Impacto World (IW) faz uma surpreendente análise da saga do jovem bruxo Harry Potter. Segundo o Dr. Ted Baehr, presidente da Comissão Cristã de Filme e Televisão nos Estados Unidos, o longa norte-americano oferece ao público - em especial para os evangélicos - alguns perigos com conteúdo sobre ocultismo, bruxaria e falsas doutrinas.

O que deu para perceber durante os 10 anos da saga foi uma perda da identidade de crianças e adolescentes ao assumirem a imagem do bruxinho. Despreparados e influenciáveis, eles desejavam ter os mesmos amigos de Potter, viverem em um conto de fadas sombrio e, claro, possuirem uma varinha mágica. Ao frequentar áreas de recreação infantil ou escolas, não foi difícil ouvir crianças pronunciando algumas palavras “mágicas” ditas pelo jovem bruxo. E, recorrendo aos estudos de Semiótica de Pierce, crianças e adolescentes desatentos não conseguem visualizar as perigosas mensagens implícitas nestes tipos de filmes. A adolescência é uma importante fase na vida de qualquer ser humano, conhecida como uma etapa de transição.

Segundo Carvalho (2003), o termo adolescência significa crescer, desenvolver, tornar-se jovem. É durante a adolescência que se processam grandes mudanças que irão definir a vida adulta. No trabalho de pós-graduação, “O Adolescente e o Herói Harry Potter: um estudo sobre identidade e formação de leitor”, Clarita Maria Torquato afirma que esta fase transitória é caracterizada por fatores marcantes, como as chamadas crises de identidade, o início da escolha profissional, a constante busca por independência, pelo ingresso na vida sexual, pelos comuns conflitos familiares e de caráter emocional. Desse modo, influenciados, estes jovens são presas fáceis às ideologias religiosas ocultas. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: