19 de set. de 2011

A métrica irregular de William Jackson

Texto atribuído ao bispo Nicetas de Remesiana, século IV, atual Bela Palanka no Distrito Pirot da moderna Sérvia, o hino “Glorificação à Trindade” (Te Deum Laudamus) é dividido em três partes: louvor, declaração e oração. Nicetas dedicou boa parte de seu sacerdócio à música sacra para uso durante a adoração eucarística e compôs uma série de hinos litúrgicos. A música de “Te Deum Laudamus” foi composta pelo inglês William Jackson (1730-1803). Além de possuir uma métrica irregular e uma estrutura melódica bastante diversificada, a obra é complexa tanto para quem canta, quanto para quem toca, o que resulta em um canto congregacional um tanto que delicado. A melodia alterna graves e agudos. Os acidentes e as modulações são constantes.

Vida e Obra

Ainda na infância, William Jackson revelou forte predileção pela área musical. Recebeu as primeiras aulas do organista da Catedral de Exeter, Reino Unido, com quem permaneceu cerca de dois anos. Em 1748, William foi para Londres, onde estudou com o organista da King's Capela, John Travers. Ao retornar para Exeter, ele se estabeleceu como professor e compositor.

Em 1755, o músico inglês publicou seu primeiro trabalho como compositor, cerca de 12 canções, que não tiveram êxito. Já sua terceira obra, um conjunto de cânticos para três vozes, precedido de uma invocação, com um acompanhamento, o colocou entre os primeiros compositores de seu tempo. William compôs uma série conjuntos de doze canções, alguns escassos e outros esquecidos. Em 1777, foi nomeado mestre do coro da catedral. E, entre suas obras estão uma Ode a Fantasia, hinos para o serviço litúrgico, canzonetas para duas vozes e sonatas para o cravo. Wellerson Cassimiro

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