25 de jul. de 2012

Pianos Bluthner - Uma quarta corda

O pianista da Yamaha Luiz Carlos Uhlik explica o funcionamento de um Bluthner

Segundo o Portal Concertino, o primeiro pianoforte, atualmente chamado somente de piano, data do ano de 1709, criado pelo fabricante de cravos Bartolomeo Cristofori. No início, esse novo instrumento de teclas não recebeu uma aceitação unânime. E os olhares de desconfiança eram muitos. Contudo, alcançou a sua popularidade depois do primeiro concerto público, em Londres, em 1768, dado por Johann Christian Bach, filho do virtuose organista e principal representante do estilo barroco, Johann Sebastian Bach. E, dessa data em diante, inúmeros pianos foram surgindo e sendo, cada vez mais, aprimorados seguindo à elevada exigência dos músicos e compositores. Hoje, as marcas são quase que infinitas e cada uma possuem as suas características peculiares, como é o caso do Piano Bluthner.

Segundo o pianista e músico exclusivo da Yamaha, Luiz Carlos Uhlik, as cordas agudas são a marca registrada dos pianos da marca Bluthner. “Ao invés de três cordas, como normalmente acontece com todos os pianos, um Bluthner tem quatro cordas”, revela. Ele explica, ainda, que o martelo toca as três cordas, como em todos os pianos. Entretanto, existe uma quarta corda, que é afinada uma oitava acima. “Ele simplesmente cria o som agudo mais cristalino que um piano pode produzir. O martelo toca as três cordas e, a quarta vibra, gerando um som totalmente inovador”, esclarece. Uhlik afirma que esta característica é a essência do Piano Bluthner. “É, sem dúvida, um dos mais impressionantes pianos do mundo”, encerra. Wellerson Cassimiro

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