7 de jul. de 2012

Uma nova Carmen, de Bizet, em Juiz de Fora

Na noite de ontem, sexta-feira (06), o palco do Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora, transformou-se na famosa Praça de Sevilha; uma Espanha de 1830, do compositor francês Georges Bizet. E, a doce, meiga e sagaz cigana, Carmen, interpretada pela jovem Carla Rosa, não seduziu apenas os soldados do quartel dos dragões de Alcalá, como também encantou o público que compareceu, em peso, ao espetáculo. A casa estava cheia. Claro que a ansiedade, tanto na plateia quanto nos bastidores, foi normal. Afinal, esta foi a primeira montagem da ópera Carmen, composta entre os anos de 1873 e 1874, formada integralmente por solistas, músicos e coristas locais. Música, figurino e interpretação; tudo estava de alto nível. Ao final de cada ária, surgiam aplausos intermináveis, como que sustentados por fermatas.

Sob a direção da regente e preparadora vocal, Patrícia Guimarães, a montagem não ficou a deixar, em nada, para os espetáculos das grandes companhias operísticas. Os dois momentos mais esperados foram as árias mais famosas dessa ópera: as peças “Habanera” (L'amour est un oiseau rebelle) e “Toreador” (Votre toast, je peux vous le rendre). Além dos inúmeros talentos, ímpares, sobre o palco do teatro, o diferencial dessa apresentação foi a narração da história feita por uma atriz, Cínthia Brugiolo, que contou com detalhes a vida da cigana de Bizet. Os solistas e o coro foram acompanhados pelas pianistas Maria Teresa Assis e Bethânia Guedes. Wellerson Cassimiro.

Um comentário:

Carlos Alexandre disse...

Realmente foi um noite linda, com um lindo espetáculo, revelando grandes artistas da cidade e trazendo ao público o mundo fascinante da ópera.