4 de mai. de 2009

A Arte da Interpretação

Emocionar o público necessita talento

Rimos e choramos, ficamos surpresos, assustados, apreensivos e, por vezes, inquietos, assentados na platéia, diante de uma peça teatral. Ora gritamos, ora silenciamos. Tudo faz parte do espetáculo. Ao passarmos pelas portas de um Teatro entramos em um outro mundo. Um mundo fascinante que encanta. Emocionar o público necessita talento.
Para aqueles que pensam que o teatro é algo simples e fácil de ser realizado, enganam-se. É preciso ter conhecimento, domínio da técnica e acima - acima de tudo - talento. Gostar de teatro não basta. É preciso viver o teatro. Senti-lo na alma. Senti-lo correr nas veias. Não é fácil incorporar um outro ser. Emocionar o público necessita talento.
O ator trabalha sempre com a imaginação pró-ativa, exteriorizada, dando vida à personagem. As circunstâncias são imaginadas com veracidade e conhecer os motivos das cenas é fundamental. Emocionar o público necessita talento.
O palco precisa ser o mais real possível, sem a contribuição de recursos tecnológicos como, os efeitos especiais, cortes e edições, usados pelo cinema, influenciando, desse modo, a interpretação do ator. Este se esvazia de si mesmo, deixando de lado suas ideologias e seus dogmas, para expressar uma personagem que se encontra longe de sua realidade. Emocionar o público necessita talento.
Alguns já nascem com o talento aflorando sobre a pele. Este é capaz de imitar, com exímio, o nascer de uma flor. Contudo, outros, necessitam de estudos profundos para uma inserção completa nesse mundo que, ao mesmo tempo, é tão real e surreal. Assim, emocionar o público necessita talento.
Horas, dias, meses, e até mesmo, anos são dispensados na dedicação de uma única obra teatral. O teatro torna-se uma família. Unida. Assim como na música, em que a harmonia precisa reinar entre os músicos de uma orquestra, essa harmonia precisa estar presente nos bastidores do teatro. Uma sinfonia entre os atores. Acordes na interpretação. Expressões como “pianíssimos e mezzofortes” no rosto de cada ator, em cada gesto e movimento. O ator estuda os textos e seus contextos como um músico estuda sua partitura, envolto em sustenidos e bemóis. Emocionar o público, definitivamente, necessita talento.
Wellerson

Nenhum comentário: