26 de mai. de 2009

Filme Amadeus



“Amado e abençoado por Deus!” Esta é uma das palavras ditas por Antônio Salieri ao se referir ao jovem prodígio musical Wolgang Amadeus Mozart.

Também, compositor operístico italino, Oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria, Salieri desejou arduamente os talentos musicais de Mozart e, por vezes, alimentava em sua mente a morte do jovem. Este impressionante filme “Amadeus”, ganhador de oito Oscares, dirigido por Milos Forman, revela, com exímio, a curiosa vida de um dos maiores compositores clássicos, expondo as dificuldades financeiras que o talentoso pianista enfrentou, além de sua vida festeira.Também mostra o ódio do compositor italino por Mozart.


Logo no início do longa metragem, Salieri, internado em uma instituição psquiátrica, confessa a um padre todo o seu ódio por Mozart e seus pensamentos em exterminá-lo. Para ilustrar sua insatisfação e raiva a Wolgang, Antônio executa várias de suas composições ao piano. Contudo, o jovem padre não reconhece nenhuma. Salieri, então, executa uma obra famosíssima. O padre logo reconhece a melodia e se arrisca a cantarolar junto. No entanto, esta peça não era de composição de Salieri, e sim de Mozart. Todos, até os mais jovens conheciam as obras de Mozart, mas ninguém conhecia as peças de Antônio Salieri. Esta era a sua revolta. Salieri viveu indignado em ver que Deus havia dotado um jovem, às vezes “mulherengo”, por um dos tons mais belos da terra.

O filme revela uma excelente fotografia, expressando um clima pouco nostálgico de época. Este torn-se um currículo para os amantes da música erudita.
Wellerson

Nenhum comentário: