18 de mai. de 2009

O Melhor da Música Sacra

Grandes concertos da Música Sacra

Com imagens belíssimas dos interiores adornados da Igreja de Santo Inácio e da Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, ambas em Roma, emolduradas pelas obras sacras de Wolgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, a editora Planeta DeAgostini, lança sua a primeira edição da coleção “O Melhor da Música Sacra”. Os primeiros DVD’s revelam todo o fascínio que o Réquiem de Mozart exerce sobre o público e, as peças eternizadas do virtuose organista Sebastian Bach. A editora está reunindo os grandes concertos da música sacra em fascículos e DVD’s, dispondo-os nas bancas de jornal e, assinatura Online.

Sob a regência de Tamás Pál, o Coral e a Orquestra Sinfônica do Festival de Páscoa executam, com exímio talento, o misterioso Réquiem K626, de um dos maiores compositores clássicos, considerado, ainda na infância, como um prodígio pianista. Infelizmente, Mozart não pode finalizar sua obra-prima. Contudo, todo o seu talento e identidade permaneceram imortais nos mais suaves movimentos e arpejos dessa peça. Além desse harmonioso exército vocal e instrumental, a obra foi interpretada pelos solistas soprano Cecília Gasdia, o tenor Mário Malagnini, o baixo Ernesto Morillo e a mezzo-soprano Manuela Custer.

Para transmitir toda a grandeza das composições de Bach um seleto time foi escolhido. Assim, temos o tenor José Carreras e o pianista Christopher Giorgilli e, em um suave solo ao violoncelo surge Mstilav Rostropovich. O time instrumental se completa com a Orquestra Sinfônica do Festival de Páscoa e a Orquestra Benedetto Marcello. Ainda marcam presença o Coral da Capella Giulia da Basílica de São Pedro e o Coral da Academia Filarmônica Romana. Todos esses esquadrões musicais foram regidos pelos maestros David Giménez, Pablo Colino e Vito Clemente. Entre as peças de Bach estão Ecce Panis Angelorum e Magnificat BWV 243. Johann Sebastian Bach nasceu a 21 de março de 1685, em uma família tradicional de músicos, na Alemanha e, ascendeu aos altos cargos musical, ainda, muito jovem. É um dos mais importantes compositores do período Barroco da música.

Em sua próxima edição está a obra “La Ressurrezione”, de Georg Friedrich Handel. Essa coleção, com certeza, será inesquecível para os amantes da música erudita.
Wellerson

Nenhum comentário: