4 de mai. de 2009

O Misterioso Rèquiem de Amadeus

Termo oriundo do latim “requiem aeternam dona eis”, que significa “dai-lhes o repouso eterno”, o Rèquiem de Amadeus Wolfgang Mozart é uma de suas obras mais surpreendentes, envolta em um mistério viciante.

Nascido em Salzburgo, na Áustria, a 27 de janeiro de 1756, Mozart foi considerado uma criança prodígio, compondo pequenos minuetos e sonatas desde os cinco anos de idade e, considerado Konzertmeister - mestre de concerto - em 1772. É o compositor clássico mais lembrado em dias atuais. Dentre sua vasta obra, as mais lembradas são as Óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” (já mencionada neste blog), “A Clemência de Tito” e o “Rèquiem” .

Entende-se como Rèquiem uma missa composta, especialmente, para um funeral. É inserida, na música, passagens bíblicas e orações para uma entrada dos mortos no céu. Segundo a história, um misterioso rapaz, de identidade desconhecida, encomendou uma missa fúnebre a Mozart, entregando-lhe uma carta. Este jovem perguntou se Mozart estaria disposto a compor um Rèquiem, por que preço, e por quanto tempo levaria para concluir tal obra. Contudo, tal mistério foi revelado, posteriormente, pela História. O Rèquiem foi encomendado pelo Conde Walsegg–Stuppach, em memória de sua esposa. Foi o seu advogado, Dr. Johann Sortschan, que apareceu a Mozart encomendando a missa. Esse Rèquiem não consta registrado no catálogo de obras de Mozart, pois ele só inscrevia as peças, em sua lista, depois de acabadas, algo que o grande compositor clássico não o fez. Mozart faleceu no dia 05 de dezembro de 1791, em Viena, antes que pudesse concluir esta missa.

Em Ré Menor (K.626, o Rèquiem foi composto para quatro solistas (soprano, soprano alto, tenor e baixo) e para um coral com as mesmas vozes. Mozart deixou partes da orquestração e vozes para contraltos incompletas. Seu discípulo musical Franz Xaver Süssmayr completou grandes trechos da obra. No entanto, essa obra sofreu alterações ao longo do tempo, por demais maestros, como Richard Strauss e Bruno Walter, versão esta mais executada pelas orquestras da atualidade.

Sequência das Melodias do Rèquiem:

1.Introitus
1.1.Requiem
1.2.Kyrie

2.Sequentia
2.1.Dies irae
2.3.Tuba mirum
2.4.Rex tremendae
2.5.Recordare
2.6.Confutatis
2.7.Lacrimosa

3.Offertorium
3.1.Domine Jesu Christe
3.2.Hostias
3.3.Sanctus
3.4.Benedictus
3.5.Agnus Dei

4.Communio
4.1.Lux aeterna


Wellerson


Fonte: Acervo da Bibioteca Murilo Mendes (Juiz de Fora/MG), www.infonet.com.br/mozart; musicaclassica.folha.com.br, www.geocities.com/Vienna

Nenhum comentário: