18 de set. de 2009

"Mozart, O Grande Mago" • • Christian Jacq



"Todos os esforços que fizemos para conseguir expressar a profundidade das coisas se tornaram inúteis depois do aparecimento de Mozart". Goethe

Esta é uma das frases introdutórias do livro do escritor e egiptólogo francês Christian Jacq, que revela os primeiros passos da vida espiritual de um dos famosos compositores clássicos: Wolgang Amadeus Mozart.

Christian Jacq revela a ligação dos ideais da Revolução Francesa, à maçonaria, à Ópera A Flauta Mágica e o próprio Mozart. Jacq conta, ainda, que a humanidade quase ficou sem as belas composições do jovem prodígio quando uma epidemia, causada pela Varíola, acometeu a cidade de Viena no ano de 1767(capítulo 17).

Vienenses morriam a cada dia, aos muitos, incluindo a nobreza. A morte de Maria Josefa, noiva do rei de Nápoles, deixou a família Mozart, severa, preocupada. Anna Maria, mãe de Wolfgang, desejava ansiosa sair da cidade. Ainda assim, o pequeno prodígio musical não ficou livre de tal peste. Às vinte e duas horas do dia 28 de outubro daquele ano, na cidade de Olmütz, cidade onde refugiram da doença, Mozart queixou-se de uma forte dor de cabeça. Após exames foi constatado que havia sido afligido pela Varíola, apresentando febre alta, delírios, inchaço, dor nos olhos e palavras incompreensíveis.

Este é o primeiro volume da série Mozart, composta por quatro livros, publicados pela editora Bertrand Brasil.

Volumes:
Mozart: O Supremo Mago Vol.I
Mozart: O Filho da Luz Vol.II
Mozart: O Irmão do Fogo Vol.III
Mozart: O Amado de Ísis Vol.IV

Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: