20 de dez. de 2010

Hinário em Pauta - Cantus Diversi

A música que tem atravessado gerações

Famosa e apreciada por maestros, orquestras, corais, tenores e sopranos, não se concebe uma celebração natalina sem a interpretação da obra Adeste Fideles. Traduzida para a língua portuguesa pelas mãos do Reverendo James Theodore Houston, a música “Ó Vinde Fiéis” vem sendo executada desde o final do secúlo XIX, em diversos países. O poema original, em latim, com oito estrofes, foi atribuído a um autor francês, São Boaventura (1221 – 1274). Existe, ainda, na Inglaterra um manuscrito intitulado “Cantus Diversi pro Dominicis et Festis per Annum” copiado pelo padre John Francis Wade, em 1751, responsável por associar pela primeira vez o texto a essa melodia.

Inúmeros cantores, bandas, corais e orquestras já deram uma atenção especial a esta obra. Entre eles, os três tenores, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras; o quarteto Il Divo e o cantor lírico Andrea Bocelli. As cantoras do estilo New Age, Enya e Sarah Brightman. Celine Dion; a ex-vocalista da banda Nightwish, Tarja Turunen; o norte-americano Frank Sinatra e o Coral Meninos Cantores de Viena.

Fácil de ser cantada, acredito que “Adeste Fideles” - juntamente com a música “Oh Holy Night” - é a que melhor representa e anuncia a chegada do Natal. Incluída em diversos hinários como, “Salmos e Hinos”, esta magnifica peça natalina também faz parte da coleção de músicas do “Hinário Novo Cântico”, adotado Igreja Presbiteriana do Brasil. Wellerson Cassimiro.

Nenhum comentário: