25 de dez. de 2010

Uma melodia francesa para o Natal

Hoje é Natal, e em várias regiões do Brasil e do Mundo esse dia é comemorado de diversas formas: reuniões familiares e religiosas, peças teatrais, troca de presentes, confraternizações de empresas e, claro, muita música.

Os concertos natalinos se estendem por todo o dia, em diferentes pontos das cidades como, por exemplo, nas igrejas, teatros e salas de concertos. No repertório, estão músicas tradicionalmente conhecidas. Entre elas, “Noite Feliz”; “Oh, Holy Night”, “Adeste Fideles”, “Louvor Angelical”, de Felix Mendelssohn; e a música “Jesus Nasceu”, que faz parte do arranjo do “Oratório Messias” (1742), do compositor barroco Georg Friedrich Händel.

Entretanto, outra música muito apreciada por orquestras e maestros é a obra francesa “Surgem Anjos Proclamando” (no inglês “Angels We have Heard On High”). Sua estrutura melódica fácil e alegre, rapidamente, fixa-se na memória, fazendo com que depois de poucos minutos, as pessoas já estejam cantarolando algumas notas. Falando tecnicamente, a obra possui quatro estrofes e um coro; composta em Fá Maior, sob o compasso quaternário. Quanto ao seu andamento, a partitura registra o “allegretto”. O texto foi extraído da coleção “Cânticos de Natal”, sob a tradução de Isaac Salum. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: