5 de abr. de 2011

Hino Cuidado Divino: atenção às fermatas.

Composta pelo Rev. Walter Stillman Martin, a melodia do hino “Be Not Dismayed” (Cuidado Divino - Deus cuidará de Ti), apresenta uma estrutura melódica simples e sem excessos de ornamentos. Entretanto, a música do coro merece uma devida atenção. As duas fermatas que surgem nos últimos versos podem interferir no andamento da obra, se não respeitado os tempos. A sugestão para uma execução de efeito mais épico é transferir todas notas da mão esquerda, clave de fá, para a pedaleira do órgão.

A origem do hino

Pregador apreciado, frequentemente convidado para conferências, Martin recebeu um convite para pregar em uma igreja na cidade de Lestershire. A sua esposa Civilla, enferma e semi-inválida, e seu filho, ainda menino, estavam com ele na cidade. De repente, piorou consideravelmente o estado de saúde de sua esposa. O Reverendo logo pensou em cancelar seu compromisso. Para ele, não seria prudente deixar sua esposa sozinha com o menino. Quando estava pronto para fazer a ligação para cancelar sua presença no culto, ouviu a voz do filho: “Pai, se é a vontade de Deus que você vá pregar hoje na igreja, Ele não poderá tomar conta da mamãe enquanto você estiver ausente?”

Martin, então, desistiu de fazer a ligação e respondeu ao seu filho afastou: “Sim, Deus é capaz de cuidar dela!” Não obstante, a voz da sua esposa ajuntou-se à do menino: “Deus cuidará de mim.” O Pr. Martin deixou a mulher e o filho aos cuidados de Deus e foi pregar. Naquele noite, houve muitas conversões. Wlater Stillman sentia a mão de Deus abençoando-o poderosamente. Ao chegar em casa, uma surpresa. O seu filho trazia na mão um envelope com uma poesia escrita no dorso com o título "Deus Cuidará de Ti”. "A pergunta que nosso filho fez e a simplicidade de sua fé me inspirou essas estrofes”, explicou sua esposa Civilla. Walter Stillman apanhando o poema sentou-se ao órgão. Em poucos instantes estava composta a melodia desse hino. Dentre os diversos hinários, a melodia do hino "Cuidado Divino" foi adotado no Hinário Novo Cântico (HNC), da Igreja Presbiteriana do Brasil. Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: