24 de abr. de 2011

Um hino para o domingo de Páscoa

A ressurreição traduzida em notas musicais

Ideal para a formação coral, acredito que uma das obras musicais que melhor retrata a ascensão de Jesus Cristo aos céus, e que combina com esse domingo de Páscoa é o hino do compositor norte-americano Robert Lowry (1874), “Christ Arose” (Morto e Ressurreto). Assim como a obra bachiana, “A Paixão Segundo São João (BWV 244)”, também composta para a celebração dessa data, o hino de Lowry é baseado nos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João, e é o exemplo perfeito da exímia união da mensagem musical à mensagem textual.

A melodia de “Morto e Ressurreto” revela um forte contraste. Cada estrofe que conta a morte de Jesus é executada em registro grave, em adágio, resultando em um clima fúnebre, semelhante às composições alemãs para Réquiem. O refrão, entretanto, é executado em um ritmo crescente, em allegro, resultando em um clima festivo. Essa passagem dos registros graves para os registros agudos simboliza a ressurreição, a mudança de estado , da morte para a vida.

Quanto à interpretação, para enfatizar essa transformação do clima sombrio para uma atmosfera de alegria, pode-se transferir as notas graves (iniciais do coro) para a pedaleira, quando interpretada ao órgão. A execução do compasso começa na pedaleira e termina nos manuais superiores do instrumento. Ao piano, contudo, a recomendação é executar as notas de ambas as mãos abaixo da nota Dó Central, separando as mãos ao final do compasso. Wellerson Cassimiro.

Nenhum comentário: