14 de abr. de 2011

Memórias - Mais um 14 de abril....

Chegamos a mais um dia 14 de abril, um marco – triste - na história da navegação mundial. Há 99 anos, o transatlântico irlandês, de propriedade da companhia britânica British White Star Line, Titanic, iniciava a sua descida trágica às profundezas águas geladas do Atlântico norte.


Ostentando muito luxo, construído para ser um palácio flutuante, o navio a vapor, media 269, 04 metros de comprimento e media 28,19 metros em seu ponto mais largo. E a altura da quilha ao topo das quatro chaminés media 56 metros. Essas dimensões equivalem a um prédio de 11 andares. Como nenhuma empresa do mundo tinha capacidade suficiente para construir um navio daquele tamanho, vários estaleiros tiveram que se unir para abrigar o casco do imponente navio, que ocupava o espaço de três navios convencionais e por isso recebeu o título de maior transatlântico, de seu tempo.

Seu sistema de propulsão consistia na união de um motor a vapor de quatro cilindros com expansão alternada tripla e uma turbina Parsons de baixa pressão, a mais avançada tecnologia marítima da época. O imenso motor era alimentado por 20 caldeiras e 159 fornalhas. O Titanic consumia entre 620 e 640 toneladas de carvão por dia no mar. A fumaça era expelida através de enormes chaminés, apesar da quarta chaminé ser apenas uma imitação. Por causa de suas dimensões exageradas e sua estrutura constituída de puro aço, o Titanic foi considerado “impossível de afundar”. Entretanto, seu naufrágio foi um surpreendente e inesperado golpe ao orgulho humano, de uma sociedade deslumbrada por suas recentes conquistas, a qual julgava arrogantemente ter dominado por completo a natureza.


No dia 10 de abril, às 12h, o colossal transatlântico deixou o porto de Southampton, no sul da Inglaterra, e navegou rumo a Nova York, Estados Unidos. Entretanto, no quarto dia, um iceberg interrompeu a viagem. Curiosamente, fora de sua rota inicial – cerca de 18 milhas - às 23h45, o Titanic foi atingido pela imensa pedra de gelo a estibordo, que abriu um considerável buraco no casco. Devido ao tamanho, um grande volume de água passou a invadir os compartimentos que eram à prova d'água. Segundo o projetista e construtor dos estaleiros Harland & Wolff, o engenheiro Thomas Andrews, o navio conseguiria flutuar com quatro decks submersos. Contudo, cinco compartimentos foram tomados pelas águas do oceano. E o que todos temiam aconteceu. O “inafundável” monstro de aço começou sua descida ao fundo do mar.


Até os dias atuais, o naufrágio do Titanic permanece como uma das tragédias mais terríveis da história da navegação mundial.

Nenhum comentário: