3 de ago. de 2009

Hino Ressurgiu • • HNC nº274 – IPB

UMA EXCELENTE OBRA PARA
A FORMAÇÃO CORAL E ORQUESTRA


Escrito e musicado em 1874, por Robert Lowry, o hino “Ressurgiu” (HNC – nº274) apresenta uma melodia de forte contraste, sendo muito executado no período da Páscoa, nas igrejas protestantes brasileiras.

O poema do hino revela a morte de Cristo e, sua posterior ressurreição. Assim, Lowry fez uma brilhante associação do conteúdo textual com a estrutura melódica. Cada uma das estrofes que conta a morte, de Jesus, é cantada em registro grave, sem a presença de uma se quer nota aguda. Desse modo, uma atmosfera, levemente, sombria é observada. Os compassos quaternários são constituídos por mínimas e semínimas.

O contraste surge no coro que, de imediato, revela a ressurreição de Jesus, em seu primeiro verso. O refrão é cantado mais ritmado (semicolcheias e colcheias pontuadas) e de forma crescente para um clima que parece explodir.
As notas das vozes do soprano apresentam-se em registro agudo, sendo acompanhadas por um contracanto das vozes do tenor e baixo (na mesma nota si bemol), na palavra “Ressurgiu”; e, a sua posterior pausa, para o canto do soprano e contralto. A obra encerra-se em uma semibreve; podendo pontuá-la prolongando, desse modo, o seu tempo para uma finalização exultante. Esta é uma excelente peça para a formação coral e orquestra.

Robert Lowry, concluiu seu doutorado em Divindade pela Universidade de Bucknell, no ano de 1873. Conseguiu a admiração de autoridades musicais como, Diana Sanchez, responsável pelos comentários sobre os hinos na nova edição do “The United Methodist Hymnal”.
Wellerson Cassimiro

Nenhum comentário: