13 de ago. de 2009

Música Diadem - HNC nº52


Composta por James Ellor, em 1838, “Diadem” é uma das três melodias para o poema de Edward Perronet (1779), “Glória e Coroação”, nº52, adotada pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no Hinário Novo Cântico (HNC). Ellor nasceu em 1819, na cidade de Droylsden, Inglaterra. Trabalhou em sua igreja ensinando hinos para a congregação.

Em compasso quaternário, a melodia desse hino tem como base as notas em bemol: si, lá, ré e mi. Seu primeiro compasso encontra-se em Anacruse (termo usado para identificar quando uma obra começa com tempo faltando, em seu primeiro compasso, sendo completado pelo compasso final).

Esta versão é constituída por quatro estrofes, sendo cada uma finalizada por um conjunto de “Glórias”, em colcheias e semínimas nas vozes soprano, contralto, tenor e baixo, e, um exultante clima festivo na palavra “coroai”, em fermata. O uso do pedal “sustain” é essencial, oferecendo um clima contínuo em “allegro”. Ao piano, o pedal sincopado é o melhor indicado.

Na primeira série de “Glórias”, as colcheias estão dispostas nas notas das vozes do soprano e do tenor. Para o contralto e baixo estão dispostas uma seqüência de três semínimas e uma pausa correspondente. Todavia, na segunda série de “Glórias” ocorre uma inversão de notas, restando aos contraltos e baixos a seqüências de colcheias. Esta também se revela como uma excelente peça para a formação coral. Contudo, mais uma vez, as expressões de intensidade não estão sinalizadas, nesta peça, no HNC.
Wellerson Cassimiro

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